» CERCA DE 10 MIL PESSOAS PRESTIGIAM DESFILE DA INDEPENDÊNCIA
» CERCA DE 10 MIL PESSOAS PRESTIGIAM DESFILE DA INDEPENDÊNCIA PDF Imprimir E-mail



A comemoração do Dia da Independência na manhã de quarta, dia 7, contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas que foram até a avenida São Carlos prestigiar o desfile dos 25 pelotões. Antes do desfile, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de São Carlos, realizado pelo prefeito Newton Lima, pelo deputado federal Lobbe Neto, e pela vereadora e presidente da Câmara Municipal, Diana Cury.

Ao som dos hinos Nacional, de São Carlos e da Independência, tocados pela banda do Tiro de Guerra, foram prestadas homenagens aos 183 anos de Independência do Brasil. O maestro do Tiro de Guerra, Ariosto Philomeno Gioiosa, falecido neste ano, também foi homenageado com um minuto de silêncio. Em seguida, o prefeito Newton Lima fez um pronunciamento em que ressaltou a importância da comemoração pelo Dia da Independência, lembrando que é dever de todos os segmentos da sociedade e, principalmente, da classe política de trabalhar pela pátria “na perspectiva da construção da justiça social e da diminuição das desigualdades”.

“A Organização das Nações Unidas mostra uma pequena evolução no Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, mas precisamos nos destacar mais, somos, em desenvolvimento humano, a 63ª nação do mundo”, explicou o prefeito enfatizando a necessidade do país melhorar seus índices sociais. Newton observou que o Brasil é um país rico, mas que ainda possui uma injusta distribuição de renda. “Isso precisa ser mudado, os Poderes constituídos precisam trabalhar cada vez mais para diminuir a diferença entre os que ganham muito e os que ganham menos”, disse.

Newton Lima disse ainda que o país tem razões para comemorar a Independência. “Do ponto de vista da construção de uma nação soberana e forte nós temos que comemorar”, afirmou. O prefeito disse também que é preciso “trabalhar por uma grande reforma política, para que possamos sair da crise que o Brasil se encontra, termos um novo código, novas normas de financiamento de campanha, de constituição de partidos políticos para organizar as eleições do país e evitar situações como essa que estamos vivendo”.

Após o pronunciamento, teve início o desfile cívico com a participação de ex-combatentes da Revolução Constitucionalista, com pelotões das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal de São Carlos, Agentes de Trânsito e do pelotão do Tiro de Guerra. A parte civil foi representada pelos estudantes de escolas públicas, municipais e estaduais, e particulares, além de escolas de esporte da cidade, entre outras atrações.

Um bloco formado por atletas campeões dos 49º Jogos Regionais, disputados em São Carlos em julho, também desfilou e levou para avenida as medalhas e troféus conquistados. A cidade conquistou o primeiro lugar na colocação geral, na disputa com outros 50 municípios.



Mensagem
Em entrevista à imprensa, o prefeito de São Carlos registrou sua mensagem aos munícipes no Dia da Independência. “É uma mensagem otimista, para que nós continuemos trabalhando para o crescimento da cidade. É isso que nos cabe como brasileiros de São Carlos, trabalhar para melhorar a qualidade de vida, a infra-estrutura e os indicadores econômicos e sociais, como vem acontecendo. Com isso, certamente, vamos contribuir para o desenvolvimento do índice de qualidade de vida do povo paulista e brasileiro”, finalizou.

(08/09/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos