» ESTADO RECEBE MATRÍCULA DA ÁREA DA POLÍCIA CIENTÍFICA PDF Imprimir E-mail
» ESTADO RECEBE MATRÍCULA DA ÁREA DA POLÍCIA CIENTÍFICA
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Governo, enviou nesta terça, dia 6, a matrícula da área em São Carlos que será doada à Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo, para a construção do novo prédio do Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Técnico-Científica. O documento foi levado para São Paulo pelo diretor de Coordenação de Assuntos Político-Institucionais da secretaria, Leandro Severo.

A área oferecida faz parte do Complexo de Segurança e Defesa do Cidadão, que funcionará no antigo campo de aviação de São Carlos, na Vila Marina, próximo ao Cemitério Nossa Senhora do Carmo. A parte destinada à Polícia Científica possui 2.100 metros quadrados e o total do complexo é de 107 mil metros quadrados.

O governo do Estado destinou recursos para a construção de 12 novos prédios da Polícia Técnico-Científica em várias cidades paulistas. São Carlos foi beneficiada com uma verba de aproximadamente R$ 340 mil. Essas obras estão em processo de licitação. Assim que for convocado pelo Palácio dos Bandeirantes, o prefeito Newton Lima deverá assinar o convênio junto ao Estado.

O secretário de Governo, João Batista Muller, destacou e elogiou a decisão do promotor de Justiça, Luiz Carlos dos Santos, e do juiz Themístocles Barbosa Ferreira Neto, “que aprovaram a retificação da área em tempo recorde, beneficiando a cidade”, disse. Segundo o secretário, com essa regularização São Carlos poderá oferecer também a área para o 38º Batalhão da Polícia Militar e para outras instituições que farão parte do Complexo de Segurança.

Região do Complexo
No início de junho, o prefeito Newton Lima anunciou a disponibilização do espaço para a construção do Complexo de Segurança e Defesa do Cidadão de São Carlos, uma das iniciativas que irá englobar a primeira operação urbana da cidade, já prevista no Plano Diretor.

O complexo vai abrigar o Tiro de Guerra, a Polícia Militar, a Polícia Técnico-Científica, a Polícia Ambiental, a Guarda Municipal, a Defesa Civil e a Divisão de Operação e Fiscalização de Trânsito (DOFT). A construção será realizada a partir de uma operação urbana consorciada, por meio de parcerias da Prefeitura com órgãos públicos, tanto do governo estadual como federal, e com a iniciativa privada.

Além do Complexo de Segurança, a região abrigará também a ampliação da garagem e almoxarifado da Prefeitura; expansão de setores de Esportes, Cultura e Lazer, com quadras e um teatro de arena; área destinada ao setor empresarial, para realização de mostras e negócios e espaço para construção de um Posto de Abastecimento de Serviços Comerciais, além de um Centro de Comércio e Serviços.

A operação urbana prevista para a região norte da cidade engloba diversas modificações na malha viária, como a construção de avenidas que deverão ligar a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Hospital-Escola Municipal e os bairros Vila Marina e Nova Estância.

(06/09/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos