» PROCON REGISTRA 2.440 ATENDIMENTOS EM AGOSTO PDF Imprimir E-mail


Nesta terça, dia 6, o Procon de São Carlos, órgão ligado à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e conveniado com a Fundação Procon - SP, divulgou um balanço das ações realizadas no decorrer de agosto deste ano, quando foram registrados 2.440 atendimentos. Desse total, 951 atendimentos referem-se a consultas e orientações, 352 a reclamações, 1.129 a atendimentos telefônicos e 8 a audiências de conciliação. O balanço revela um aumento significativo no número de atendimentos em relação ao mês de junho, que recebeu apenas 1.744 casos.

Segundo o coordenador do Procon de São Carlos, Rafael Elias Taboada, a área que liderou as reclamações foi a de serviços, seguida por assuntos financeiros, produtos, habitação, saúde e alimentação. “Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, abrangendo os de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária. Portanto, é tudo o que o consumidor paga para ser feito, desde telefonia celular e contratação de pessoas ou empresas até matrículas privadas e pacotes turísticos”, exemplifica.

Rafael ressalta que o trabalho do Procon é voltado para questões que envolvem relação jurídica de consumo, regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor. “O Procon atende, informa e ajuda o consumidor”, resume.

Registro de reclamações
O consumidor deve registrar sua reclamação junto ao fornecedor por escrito, ou seja, protocolando, utilizando carta registrada com aviso de recebimento “AR” ou remetendo fax, sempre guardando cópia do comprovante de envio. “Se o consumidor tiver dificuldades em reclamar junto ao fornecedor, deverá procurar o órgão de Defesa do Consumidor para as providências cabíveis”, explica Rafael.

Para registrar uma reclamação no Procon de São Carlos é necessário residir no município e portar o documento que comprova a relação de consumo (compra, venda, prestação de serviço), como nota fiscal, recibo, orçamento. O Procon fica à rua D. Alexandrina, 1.190, centro. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 9h às 16h. Outras informações pelo telefone 3362-1418 ou na página do Procon.

(06/09/05)

 
 

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