» PALESTRA NA UATI DISCUTE PLANO DIRETOR
» PALESTRA NA UATI DISCUTE PLANO DIRETOR PDF Imprimir E-mail



O secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci, esteve nesta segunda, dia 5, ministrando palestra sobre o Plano Diretor para os alunos da Universidade da Terceira Idade (UATI) da Fundação Educacional São Carlos (FESC). Foi apresentado um diagnóstico do município, que a partir dos anos 80 esteve entre as cidades de 100 mil habitantes que mais cresceram, com uma taxa de crescimento superior à do Estado e à do país, registrando alta concentração de jovens (10 a 29 anos). Hoje, 95% da população mora na área urbana, que ocupa apenas 6% do território do município.

Segundo o secretário Ricardo Martucci, o crescimento desordenado dos últimos anos acarretou na ocupação dos fundos de vales, nascentes (Jardim São Rafael), solos frágeis (Cidade Aracy), encostas (Jardim Gonzaga) e mananciais. “As áreas inadequadas para a ocupação urbana estão concentradas nas regiões sul, sudeste e sudoeste da cidade. A região nordeste ainda é razoável e as mais adequadas são as regiões norte, seguindo em direção ao aeroporto, e noroeste sentido Santa Felícia. A partir deste diagnóstico, o Plano Diretor estabelece áreas com características semelhantes para favorecer o crescimento ordenado, que deve consolidar as potencialidades do município”, explicou.

Regiões com deficiência de infra-estrutura deverão ser recondicionadas. Nos bairros da região sul é preciso recuperar e controlar as áreas de encostas e de solos frágeis que foram ocupados causando o assoreamento de córregos. Na área localizada a nordeste, há problemas de drenagem, além de ser uma área de manancial que serve de abastecimento público. O Plano Diretor aponta ainda a necessidade de maior proteção da região de produção agrícola familiar localizada próxima à bacia do ribeirão Feijão. A região rural, que apresenta uma diversidade na produção agrícola, na estrutura fundiária e nas características físicas do solo, relevo, vegetação e recursos hídricos, deverá ser mantida para garantir no futuro o potencial de lazer e turismo como cachoeiras e propriedades históricas.

Muitos alunos da UATI fizeram perguntas e discutiram alguns tópicos com o secretário Martucci, que fez questão de explicar que todo o plano foi feito com a participação de vários segmentos da sociedade e que agora está tramitando na Câmara Municipal. Nesta terça, dia 6, o secretário Ricardo Martucci continua a discussão com outras duas turmas da universidade. As palestras estão marcadas para 8h e 14h, e também serão realizadas no auditório da FESC, localizada na rua São Sebastião, 2.828, Campo do Rui, na Vila Nery.

(05/09/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos