» CONSTRUÇÃO DO NOVO LEITO RECUPERA CÓRREGO TIJUCO PRETO PDF Imprimir E-mail



O córrego Tijuco Preto está sendo revitalizado com o trabalho de recuperação executado pela Prefeitura, que segue cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo município com o Ministério Público do Meio Ambiente. O primeiro trecho de recuperação está localizado entre as ruas Monteiro Lobato e Totó Leite. Segundo o projeto, o objetivo é recuperar o leito original do córrego com a construção de um novo canal que já está quase pronto.

Para evitar problemas de erosão, o fundo do novo leito foi coberto com pedras que permitem uma drenagem controlada do canal. O material ainda é protegido por uma tela para evitar o deslocamento com a passagem da água. Como não há uma vegetação natural que forme uma mata ciliar, as margens do leito também estão sendo protegidas por uma madeira que será coberta com uma biomanta composta de serragem e cizal, que ainda receberá sementes de plantas e mudas de grama. O crescimento dessa vegetação vai apodrecer a madeira, criando uma estabilidade dos barrancos.

Todo esse trabalho vai resultar na construção da primeira parte do parque linear. O projeto prevê ainda a construção de uma ciclovia, calçada para pedestres e uma passarela de cinco metros de largura ligando as duas margens do córrego. A iluminação e o projeto paisagístico serão executados pela Prefeitura. As obras de drenagem das ruas Mário Duarte de Souza, Jacynto Palombo e Benedito Gagliardi estão previstas nesta primeira fase dos trabalhos. No final dessas ruas, que terminam na área do futuro parque, será construído um balão de retorno para evitar a passagem de veículos.

Essa recuperação, que está recebendo um investimento inicial em torno de R$ 420 mil, é conseqüência de uma ação movida pela APASC (Associação para Proteção Ambiental de São Carlos) contra o município em 1995, porque a Prefeitura, naquela época, não respeitou as leis ambientais ao construir as marginais. A decisão judicial saiu em 2001 e foi acatada pelo prefeito Newton Lima, que adotou uma política de recuperação ambiental em São Carlos.

Alguns resultados dessa política são a recuperação das nascentes de vários córregos e o plantio de mais de 160 mil árvores, entre elas três mil araucárias, árvore símbolo do município. A recuperação do córrego Tijuco Preto ainda terá outras intervenções futuras para a recuperação da nascente e do leito a partir da rua Tóto Leite até próximo à rodoviária. A primeira fase das obras deve ser concluída ainda neste ano.

(26/08/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos