» PREFEITO APRESENTA EM SÃO PAULO EXPERIÊNCIAS POSITIVAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA
» PREFEITO APRESENTA EM SÃO PAULO EXPERIÊNCIAS POSITIVAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA PDF Imprimir E-mail


Newton apresenta experiências de São
Carlos.Prefeito durante análise dos participantes
da mesa-redonda.

O prefeito Newton Lima participou da mesa-redonda “Reflexões sobre Boas Práticas de Enfrentamento da Violência Urbana”, promovida pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e pelo Instituto São Paulo Contra a Violência. O evento aconteceu no auditório do edifício BankBoston, em São Paulo, na quarta, dia 10. São Carlos foi convidada a apresentar suas experiências positivas sobre violência urbana e combate à criminalidade, assim como a cidade de Diadema, que já figurou em primeiro lugar no ranking das mais violentas do Estado de São Paulo e hoje possui ações que já a colocam em 22º lugar.

Além de Newton Lima e do prefeito de Diadema, José Filippi Junior, também relataram suas experiências o presidente da Associação Paulista Viva, Nelson Baeta Neves, o coordenador do projeto Jerusalém Ação Social do Heliópolis, pastor Carlos Altheman, o coordenador da Ação Comunitária da Chácara Santo Antônio, Carlos do Carmos Milaré, e o coordenador de projetos sociais do Jardim Ângela, Joel Costa Rodrigues. De São Carlos, assistiram aos debates o diretor do Departamento de Coordenação Político-Institucional, Leandro Severo, o comandante da Guarda Municipal, João Jacintho do Amaral, o subcomandante da Guarda Municipal, José Luiz Fernandes da Silva, e o vereador Rubens Maciel.

O prefeito Newton Lima apresentou aos participantes o Plano Municipal Integrado de Segurança Pública, que inclui diversas ações do município no enfrentamento da violência urbana. O Plano foi apresentado à sociedade já em setembro de 2001, no primeiro mandato de Newton Lima. “A elaboração do Plano Municipal Integrado de Segurança Pública teve como atores todas as secretarias municipais, órgãos estaduais de segurança e sociedade civil organizada”, salientou Newton Lima.

A criação da Guarda Municipal, do Fundo Municipal de Segurança Pública, o apoio às Polícias Militar, Civil, Ambiental e Corpo de Bombeiros e a estruturação da Defesa Civil foram algumas ações diretas na área de segurança. Os participantes da mesa-redonda também conheceram as ações na área social, como os programas de complementação de renda, que atingem 5.200 famílias, num total de 6.222 benefícios, sendo que cerca de 4.800 são provenientes do governo federal, 170 do governo estadual e 1.100 do governo municipal.

O prefeito também abordou o atendimento à criança e ao adolescente, sob os aspectos da Educação, Esporte, Cultura e Lazer, além de explicitar o atendimento dedicado ao menor infrator por meio do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI).

Experiências e alternativas
Após as apresentações, uma mesa mediada pelo jornalista Gilberto Dimenstein e composta pelo coordenador de Análise e Pesquisa da Segurança Pública de São Paulo, Túlio Kahn, pelo presidente do Instituto São Paulo Contra a Violência, Eduardo Capobianco, pelo diretor do Instituto Sou da Paz, Denis Mizne, e pelo presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, analisou algumas experiências e propôs alternativas para o tratamento da violência urbana.

Para Grajew, não faltam recursos. “Eles existem, o que é necessário é o aparecimento de lideranças, como nos casos em que conhecemos hoje”, argumentou. Já o jornalista Dimenstein apresentou um dado que surpreendeu: 80% dos jovens até 21 anos no Estado de São Paulo estão cursando o Ensino Médio, e 85%, entre 15 e 17 anos, estão em algumas das séries do Ensino Médio. “Esses números são comparados aos números de países do primeiro mundo”, disse, observando que são necessárias ações diretas nas escolas.

O prefeito Newton Lima avaliou positivamente a realização da mesa-redonda: “Vários temas foram discutidos e nós pudemos conhecer outras experiências”, salientou. “Uma ação importante de Diadema, por exemplo, é o trabalho junto aos bares e similares, em que eles conseguiram reduzir os índices de criminalidade com o fechamento de estabelecimentos irregulares”, disse.

(11/08/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos