» PREFEITURA RECUPERA CÓRREGO DO TIJUCO PRETO PDF Imprimir E-mail


Cumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), intermediado pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano e assinado com o Ministério Público Estadual, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, está realizando a recuperação ambiental do córrego do Tijuco Preto, dentro do projeto chamado Pró-Tijuco.

A primeira etapa do projeto, que prevê o destamponamento e a canalização de um trecho do córrego na região da Vila Nery, está sendo executada pela empresa Vertical Green do Brasil Ltda., de Goiânia, vencedora do processo de licitação. O projeto faz parte do Parque Linear entre as ruas Monteiro Lobato e Totó Leite. Nesse trecho, o córrego havia sido canalizado com tubos de concreto, ficando tal situação em desacordo com a legislação ambiental.

Com o TAC assinado com o Ministério Público, a Prefeitura comprometeu-se a recuperar a área deixando o córrego o mais próximo do seu leito original. A renaturalização da área foi iniciada pela escavação e destamponamento do córrego com sucessiva canalização aberta, com calha de madeira e pedra, apoiada sobre colchão drenante e contida lateralmente por solo envelopado e toras de eucalipto, tendo como revestimento das margens e taludes biomantas e hidrossemeadura (espécie de grama) em toda a sua extensão.

Escolheu-se este tipo de canalização devido à sua alta permeabilidade, associada ao baixo peso de estrutura e ainda o fato de ser biodegradável, ou seja, ao longo do tempo o solo se consolida junto à vegetação e as toras vão perdendo sua função natural. Além desses fatores, vale ressaltar o alto valor paisagístico para uma intervenção que busca a renaturalização do córrego. Outro aspecto muito importante levado em conta foi a ótima relação custo x benefício encontrada em relação a outras tecnologias consideradas em fase de projeto.

Foram projetados também no parque linear passeios de pedestres e ciclistas, bem como duas travessias, sendo uma passarela de madeira para uso do parque e uma ponte em concreto. Nesta quarta, dia 10, a empresa responsável pela obra começou a demolição da passagem sobre o córrego do Tijuco Preto, na rua Totó Leite, onde será construída uma ponte em concreto armado.

Com esse trabalho em andamento, o trânsito na rua Totó Leite está impedido, o que vai alterar a rotina dos motoristas que utilizavam o local. Quem estiver indo em direção ao centro da cidade deve usar as ruas Monteiro Lobato ou Miguel Giometti, já que os que trafegam no sentido do centro para os bairros podem usar o desvio na rua Monteiro Lobato. Nas proximidades da ponte em demolição, foi construída uma travessia em madeira para que os pedestres possam ter acesso de um lado ao outro do córrego do Tijuco Preto.

Segundo o diretor de Obras Públicas da Prefeitura, Paulo Vaz Filho, as obras estão bem adiantadas. “O fato de a empresa contratada ser especializada faz com a obra tenha um andamento normal. Esperamos que continue desta forma e assim a obra seja concluída até o final de setembro”, finalizou.

(10/08/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos