» PORTAL DO CIDADÃO É EQUIPARADO AO SITE DA PREFEITURA DE SÃO PAULO PDF Imprimir E-mail


Apresentação do técnico do BNDES

Durante o Fórum Tecnologia da Informação & Governo - SP, realizado na última semana em Mogi das Cruzes, São Carlos foi citada pelo representante do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como exemplo de boa aplicação dos recursos do Programa de Modernização Administrativa Tributária (PMAT). O auditor do BNDES, Luiz Moraes, apresentou o Portal do Cidadão, site oficial da Prefeitura, e o SIM (Serviços Integrados do Município), como resultados positivos obtidos através do PMAT.

O evento reuniu cerca de cem representantes da área de Tecnologia da Informação de municípios, autarquias e empresas públicas do Estado de São Paulo. Luiz Moraes citou o SIM de São Carlos, como exemplo da aplicação de recursos na melhoria do atendimento ao público. Foram projetadas fotos de como funcionava o atendimento antes e depois da modernização implantada pela Prefeitura a partir dos recursos do PMAT/BNDES.

O site da Prefeitura, em termos de funcionalidade, transparência e qualidade, foi equiparado pelo técnico do BNDES com o site oficial da Prefeitura de São Paulo, demonstrando o que é possível ser realizado mesmo em prefeituras menores. “Ficamos felizes por ter o trabalho de modernização administrativa de São Carlos tão bem reconhecido pelo BNDES. Isto serve de estímulo para que a Prefeitura continue com o projeto”, comentou o secretário de Fazenda, Gilberto Perre, coordenador do projeto de modernização no município.

O exemplo de São Carlos foi citado durante o painel “Governo Eletrônico: A transparência como missão”. A mesa foi composta por Wilson Moherdaui, diretor da Plano Editorial, organizadora do evento; Armando Dalcolletto, consultor; Roberto Meizi Agune, da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo; Prof. Dr. Norberto Torres, da TecGov (Centro de Estudos em Tecnologia de Informação para Governo) da Fundação Getúlio Vargas; Luiz Moraes, técnico do BNDES; e Hamilton Apolinário, da Secretaria Estadual de Planejamento.

O Fórum tem por objetivo promover a disseminação de novas tecnologias para a gestão pública. São Carlos esteve representada pelo diretor municipal do Departamento de Logística e Tecnologia da Informação, Ronaldo Abrão.

Avaliação
Os técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luiz Moraes, o mesmo que representou o banco no Fórum, e Marcos Vinícius estiveram em São Carlos nos dias 21 e 22 de março deste ano, verificando como a Prefeitura tinha investido os R$ 2 milhões já liberados pelo banco para a modernização administrativa. Ao final da visita, os técnicos declararam que ficaram impressionados com os resultados até então alcançados, e chegaram a citar São Carlos, junto com Piraí (RJ), como municípios exemplares entre os cerca de 480 beneficiados com o PMAT.

O objetivo do PMAT é ajudar os municípios a otimizarem seus recursos, através de uma arrecadação mais qualificada e do controle rigoroso dos gastos. Com a melhoria da situação fiscal, o município passa a poder oferecer melhores serviços, beneficiando diretamente à população.


Prestação de serviços e informação
O Portal do Cidadão tem registrado uma grande quantidade de visitas desde sua implantação, em abril passado: uma média de 1.100 acessos por dia. Oferece uma série de serviços públicos e informações atualizadas diariamente. Segundo avaliação do BNDES, sua qualidade é comparável ao site oficial da Prefeitura de São Paulo, a maior cidade do Brasil.

Uma das principais páginas de serviços disponíveis no site é o SIM Online. Através dele, é possível obter, gratuitamente, segunda via do carnê do IPTU, certidões, consultas de débito do exercício atual, além de solicitação de serviços municipais diversos, e reclamações aos órgãos municipais. “O Portal está consolidado como um importante meio de comunicação entre a Administração Municipal e a população”, avalia Marcos Schmidt, secretário municipal de Comunicação.

Renata Rosica, diretora de Publicidade e Marketing da Secretaria de Comunicação, esclarece que o Portal está em constante aperfeiçoamento e atualização. “Por exemplo, criamos um espaço para o cidadão anunciar animais perdidos, a página com todas as informações sobre a elaboração da nova Planta Genérica de Valores, a página dos Jogos Regionais, entre outras. Desde a implantação do Portal do Cidadão, temos feito modificações necessárias para melhor atender à demanda dos internautas que nos acessam”.

Quem acessa o site também fica por dentro das notícias diárias produzidas pelo Departamento de Imprensa e Divulgação da Secretaria Municipal de Comunicação.

(09/08/05)
 
 

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