» CANIL TERÁ GUARITA DE SEGURANÇA PARA COIBIR ABANDONO DE ANIMAIS
» CANIL TERÁ GUARITA DE SEGURANÇA PARA COIBIR ABANDONO DE ANIMAIS PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está reformando as instalações do Canil Municipal e do Posto Zootécnico “Pádua Salles”, que abrigam cães e gatos abandonados, atropelados, doentes ou que coloquem em risco a saúde da população. A obra inclui a ampliação do centro cirúrgico, a reforma do abrigo de cães e a divisão em baias cobertas com cochos do espaço que abriga as casinhas de madeira e alvenaria. As baias existentes serão melhoradas, os alambrados e portões danificados, substituídos e mais três canis de isolamento serão construídos. O prédio será pintado e a cozinha será transformada em sala de atendimento para os animais abrigados no canil.

“Essa é a terceira vez que o Canil, construído em 1991, passa por reforma. Em 2001, foi construído um abrigo para filhotes e a sala de cirurgia recebeu melhorias. Em 2003, uma segunda reforma permitiu a construção de um novo abrigo para os gatos, já que o existente precisou ser desativado por não atender as necessidades dos animais”, explicou o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Sérgio Dutra. Completando a obra, o público poderá aguardar em uma sala de espera mais espaçosa e será construída uma guarita de segurança para monitorar os usuários e coibir o abandono de animais no local.

“É preciso deixar claro que o Canil não é um local para os donos abandonarem seus animais. A pessoa que possui um cão ou um gato, e que por alguma razão não quer, ou não pode mais ficar com ele, deve procurar doar esse animal, e não largar nas ruas ou no Canil. As pessoas precisam entender que abandonar um animal é crime e a Lei Federal nº 9.605/1998 prevê as punições”, ressalta a diretora do Departamento de Proteção Animal, Renata Grotta. Segundo Renata, a Seção de Fiscalização do Departamento de Proteção Animal está atuante e já encaminhou ao Ministério Público casos de abandono que resultaram na condenação dos acusados.

Com o objetivo de evitar a ocorrências de mais abandonos, a Prefeitura, em parceria com entidades de Proteção Animal, como UIPA e Arca de São Francisco, desenvolve um trabalho de conscientização sobre Posse Responsável. “A Prefeitura tem feito um trabalho muito importante nessa área, ao implantar os programas CastraCão e Gato Também e Castração a Baixo Custo. Esses dois programas permitem à população castrar seus animais gratuitamente ou a custo reduzido, ajudando o município a ter um baixo índice de animais abandonados nas ruas”, reconhece a vereadora e presidente da UIPA, Laíde Simões.

“Não me canso de agradecer o empenho do secretário (Sérgio Dutra) e do prefeito Newton Lima, que não medem esforços para apoiar o trabalho das entidades de proteção animal. Só quem está na luta há vinte anos, como eu, enfrentando dificuldades e o descaso de outras administrações, sabe o quanto São Carlos evoluiu nessa área nos últimos quatro anos”, finalizou Laide.

Para obter mais informações sobre o Departamento de Proteção Animal, clique aqui.

(27/07/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos