» ACERVO DO ARQUIVO PÚBLICO OFERECE DIVERSA DOCUMENTAÇÃO PDF Imprimir E-mail


Florisvaldo Eugênio Negretto.
Estação CulturaFlorisvaldo Eugênio Negretto
O funcionário municipal aposentado Florisvaldo Eugênio Negretto descobriu diversos parentes a partir de pesquisas no Arquivo Público e Histórico, unidade da Fundação Pró-Memória de São Carlos. Isso foi possível graças ao acervo do Arquivo, formado por mais de 12 mil caixas de documentos da Prefeitura e da Câmara, processos cíveis, criminais e trabalhistas, títulos de eleitor, fichas de votação da Justiça Eleitoral, habilitações de casamento, registros de óbito, coleções de jornais locais e fotos que registram a história de São Carlos.

A diretora presidente da instituição, Ana Lúcia Cerávolo, acrescenta que no banco de dados das habilitações de casamento do Arquivo foram localizados os documentos referentes ao matrimônio de dois ancestrais de Negretto e ainda outros que o levaram a entrar em contato com cerca de uma dezena de parentes que desconhecia. Florisvaldo Negretto conta que achou no arquivo a habilitação de casamento do tio-avô, nascido em São Carlos em 1895. Descobriu ainda outros parentes nas cidades de São Paulo, Jales, Fernandópolis, Adamantina, Andradina, Araçatuba e até mesmo em São Carlos, no bairro Vila Nery.

A coordenadora do Arquivo, Juliana Geraldi, explica que o atendimento é inteiramente gratuito, bastando preencher um requerimento. Para possibilitar um atendimento adequado, ela recomenda aos interessados em fazer consultas que cheguem ao menos meia hora antes do término do expediente do Arquivo, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h horas, no prédio da Estação Cultura (Praça Antônio Prado, s/nº, antiga Estação Ferroviária). O telefone é 3372-2959.

A Fundação Pró-Memória também disponibiliza documentação de censos populacionais da cidade, mapoteca com cerca de 150 mapas de São Carlos e região, Biblioteca de Apoio, formada por cerca de duas centenas de obras relacionadas à história, memória, arquitetura, imigração em São Carlos e patrimônio, além de temas que abordam a conservação e restauração de documentos, a arquivologia e a biblioteconomia. É possível ainda acessar o Acervo Lobo, formado por 3.569 livros doados ao Município em 2002 pelo Profº Dr. Roberto Leal Lobo e Silva, que faz parte da Biblioteca de Apoio, na categoria “coleções especiais”, em função de seu caráter retrospectivo e histórico.

(22/07/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos