» VACINA CONTRA HEPATITE B PARA JOVENS DE ATÉ 19 ANOS PDF Imprimir E-mail

Mesmo sendo uma vacina de rotina disponibilizada durante todo o ano nos Postos de Saúde, é no período de férias escolares que a Secretaria Municipal de Saúde intensifica a divulgação da vacina contra a hepatite B. “Muitos jovens não sabem, mas a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e pode ser evitada com o uso de preservativo e também com a vacina disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do município. Nas férias, esses jovens têm mais tempo para procurar um dos postos de saúde e se imunizar contra essa doença que é grave”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo.

Desde 1998, todos os recém-nascidos já são vacinados contra a hepatite B pelo serviço público de saúde. Mas existe praticamente uma geração inteira de jovens de até 19 anos que não está imunizada contra o vírus da hepatite B. “Por isso, desde 2001 a Secretaria de Estado da Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde começaram a vacinar também quem tem até 19 anos”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Edeltraut Zóia.

Dados da Vigilância Epidemiológica de São Carlos mostram que até 2004 foram vacinadas 9.339 crianças de 5 a 10 anos, em uma população de 19.781. Na faixa etária de 11 a 14 anos, foram imunizados 3.861 adolescentes, de um total de 14.393. Entre os 15.319 jovens de 15 a 19 anos, 4.508 tomaram a vacina. Para se vacinar, basta comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência e levar a carteira de vacinação. São necessárias três doses, sendo que a segunda deve ser tomada um mês após a primeira, e a terceira, seis meses depois.

(21/07/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos