» DECLARAÇÃO ELETRÔNICA DO ISS SERÁ LANÇADA HOJE PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura lança hoje, dia 14, o sistema informatizado de arrecadação do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). A declaração mensal deste imposto é obrigatória para prestadores e contratantes de serviços inscritos no cadastro mobiliário municipal. Com o sistema GISS Online (Guia de Informação e Escrituração Eletrônica), a declaração passa a ser preenchida e enviada via internet, de forma simples e ágil.

O sistema será apresentado aos contadores do município às 16h desta quinta, na Biblioteca Municipal “Amadeu Amaral” (rua 13 de Maio, 2000). A Secretaria Municipal de Fazenda também está programando a realização de palestras e reuniões com segmentos de prestadores de serviços e tomadores para explicar o funcionamento do GISS Online.

Para o secretário municipal de Fazenda, Gilberto Perre, “o novo sistema eletrônico vai beneficiar sobretudo o contribuinte que paga seus impostos corretamente”. A declaração eletrônica facilita a tarefa dos contribuintes e contadores, eliminando a necessidade de apresentação de papéis, carimbos, cópias, livros e assinaturas. Além disso, descarta a necessidade de comparecimento ao Setor de Arrecadação da Secretaria de Fazenda para entrega de documentos.

A adoção do GISS Online faz parte do Programa de Modernização Administrativa (PMAT), financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com contrapartida da Prefeitura. Através do PMAT, já houve avanços no processo de informatização da Prefeitura e foram criados o SIM (Serviços Integrados do Município) e o Portal do Cidadão, entre outros benefícios.

Funcionamento
Cada prestador de serviço e tomador (quem contrata o serviço) cadastrado na Prefeitura vai receber uma senha pessoal, única e intransferível, para utilizar o sistema através do site da Prefeitura. A senha está contida em um folder que será enviado aos contribuintes pelos Correios a partir da próxima semana.

O sistema informatizado de arrecadação do ISS já pode ser visitado no Portal do Cidadão, mas só serão recebidas via internet as declarações referentes à movimentação financeira do mês de agosto; o movimento econômico de julho ainda se dará pelo antigo sistema.

“O novo processo é bastante simples, não deve haver dificuldades no preenchimento da escrituração eletrônica. Mas, se houver alguma dúvida, a pessoa contará com um serviço de atendimento online, em chat. Inclusive há uma ferramenta que permite que os dados escriturados no computador possam migrar para o novo sistema, sem necessidade de redigitar todas as informações”, esclarece Gilberto Perre.

Outra facilidade é a opção pela escrituração online ou offline. “Este detalhe é importante para quem tem conexão lenta. O contribuinte pode preencher todo o formulário sem estar conectado à internet. A conexão só será necessária para a transmissão do documento”, destaca o secretário.

(14/07/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos