» UATI COMEMORA DEZ ANOS DE ATIVIDADES PDF Imprimir E-mail



Em comemoração aos 10 anos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), coordenada pela Fundação Educacional São Carlos (FESC), estão sendo realizadas várias atividades no Campo do Rui para festejar a data. Nesta manhã, a FESC ofereceu um café da manhã comemorativo para os coordenadores, supervisores, professores e alunos da universidade.

Maria Cecília Villani Purquério, coordenadora da instituição, fez um balanço geral da universidade. Já passaram pela UATI oito turmas de alunos, e 550 pessoas receberam o certificado de conclusão do curso. “Crescemos muito em uma década. Somente nesse primeiro semestre de 2005 estamos atendendo 839 pessoas da terceira idade, tanto no curso regular como nas oficinas, atividades complementares e nos programas em parceria com outras instituições, caso do Programa de Revitalização de Adultos, que atende hoje cerca de 200 pessoas. Para o mês de agosto já estamos programando mais um evento em comemoração ao dia dos pais e para o mês de outubro vamos organizar outro em comemoração aos 10 anos e ao dia dos professores”, concluiu.

A diretora-presidente da FESC, Elisabeth Martucci, que na ocasião também representou o prefeito Newton Lima, fez um retrospecto. Disse que, quando assumiu a Fundação, em 2001, a UATI não tinha um quadro permanente de docentes, o que foi regularizado com um concurso público. Também com a reformulação do projeto pedagógico foi possível uma maior flexibilização do currículo. “Desde que assumimos a fundação estamos trabalhando para tornar a UATI melhor e aberta a todos. Passamos a oferecer vários tipos de oficinas e conseguimos reduzir a mensalidade, que antes era de 20% para 10% do salário mínimo. A UATI é o único centro de formação de adultos público; nossa intenção é ampliar ainda mais o número de vagas e descentralizar o atendimento”.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Diana Cury, esteve no local para parabenizar o trabalho desenvolvido pela FESC na Universidade Aberta da Terceira Idade. “Participar das atividades da UATI é ter qualidade de vida. O trabalho realizado aqui com o pessoal da terceira idade é estruturado e de excelente qualidade. Por isso fiz questão de vir aqui abraçar alunos, professores e toda a diretoria da FESC”, disse.

Na seqüência, alunos, funcionários e professores foram homenageados. As alunas Alzira Miguel Ferreira, Carmem Rocha Ribeiro Campos, Conceição Pereira de Carvalho Vieira, Ilza Aparecida Ducatti Calim, Laila Haddad, Lygia Schiabel, Maria de Lourdes Moraes Moraschi Hernandes, Marlene Ramalho e Yacy Caldas Vitale Torkomian, que participam da Universidade desde sua criação, receberam uma placa em agradecimento ao apoio que vêm dando durante esses anos.

Os funcionários que ajudaram a estruturar a UATI e que até hoje prestam serviço na FESC – Cristina Sorensen Teyo, Júlia Maria Martins, Márcia Camargo, Maria Teresa Tonioli Carneiro, Paulo Bernardes, Rozeli Cecília Corrêa e Sônia Aparecida Bregagnolo – também foram homenageados. A bibliotecária Sônia Maria Trombelli, uma das primeiras professoras, recebeu uma homenagem em nome de todos os demais professores da universidade.

As atividades continuaram durante todo o dia. Ainda no período da manhã, os alunos apresentaram as coreografias “Ritmos” e “Roda de Samba” e participaram de aula especial de Tai Chi. No período da tarde, aconteceu a apresentação do Coral da UATI. Para esta quarta, dia 13, estão programadas as apresentações de várias dinâmicas de grupo, como “Ciranda”, “Dança Folclórica”, “Flamenco”, “Forró”, “Seresta”, “Cordel”, além da apresentação de uma peça de teatro e de desfile de modas. Durante todo o mês de julho os grupos de Origami, de Artes Plásticas e Artesanato estarão com uma exposição dos trabalhos realizados no primeiro semestre.

Leia mais sobre a UATI.

(12/07/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos