» ESCOLAS MUNICIPAIS IMPLANTAM PROGRAMA HORTAS PEDAGÓGICAS
» ESCOLAS MUNICIPAIS IMPLANTAM PROGRAMA HORTAS PEDAGÓGICAS PDF Imprimir E-mail



O Programa Hortas Pedagógicas, desenvolvido por profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está sendo implantado em algumas escolas da rede. O projeto busca colocar em prática algumas das aulas de Ciências e trazer a educação ambiental e alimentar para o dia a dia dos alunos.

Desde o início do ano, mais de 20 Creches, EMEIs e EMEBs já requisitaram a presença da equipe da assessoria de Educação Ambiental da Secretaria para a implantação da horta. Várias unidades dispunham de pequenas hortas que forneciam verduras para a merenda escolar, mas como a proposta do programa é outra, até mesmo o espaço e o tipo de hortaliças já cultivadas devem ser modificados.

A EMEB “Antonio Stella Moruzzi”, no Tangará, deverá ter a maior horta pedagógica da rede. O terreno já foi roçado, arado e gradeado. “O próximo passo é reunir os pais que já concordaram em participar do programa e fazer os canteiros. As outras atividades serão feitas pelos alunos”, explicou Dulce do Nascimento Abacker, que faz parte da assessoria de Educação Ambiental e é responsável pelo Programa Hortas Pedagógicas.

A horta de 700m2 deverá produzir chicória, rabanete, rúcula, alface e couve, entre outros vegetais. Mas o terreno ainda será aproveitado com o plantio de abóbora, mandioca e milho. O projeto prevê também o cultivo de plantas medicinais e condimentos.

Do outro lado da cidade, na EMEB “Carmine Botta”, no bairro Boa Vista, os alunos devem colher em breve os primeiros pés de alface e salsinha. As Creches “Juliana Perez” e “João Muniz” já têm canteiros formados e semeados pelas próprias crianças. Os alunos vão regar os canteiros e cuidar para que o mato não cresça.

(11/07/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos