» “SÃO CARLOS CONTRA O FOGO” CONSCIENTIZA A POPULAÇÃO
» “SÃO CARLOS CONTRA O FOGO” CONSCIENTIZA A POPULAÇÃO PDF Imprimir E-mail


A campanha “São Carlos contra o Fogo”, oficialmente lançada pela Prefeitura durante a Semana do Meio Ambiente, no início de junho, prossegue com ações nas escolas. A campanha é feita durante todo o ano, mas nessa época de estiagem, quando a ocorrência de queimadas é mais freqüente, ela é intensificada.

Segundo dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros de São Carlos, as ocorrências de incêndio em mato e terreno baldio atendidas no início de 2005 é inferior ao registro de anos anteriores. Até o mês de maio, foram atendidas 222 ocorrências contra 438 em 2004 e 653 em 2003, registradas no mesmo período.

Também foi constatado um aumento de denúncias de queimadas ilegais ao Corpo de Bombeiros, revelando, além de um possível aumento real do número de ocorrências, uma maior conscientização e informação da população com respeito aos perigos e riscos dos incêndios e queimadas ilegais.

O diretor do Departamento de Política Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Paulo Mancini, afirma que “a campanha São Carlos contra o fogo tem grande responsabilidade nesse processo, pois há quatro anos a Prefeitura vem fazendo a sua parte, que é a conscientização da população, que vem aderindo e também contribuindo para melhorar a qualidade de vida para todos”.

“Não soltar balões, tomar muito cuidado com fogos de artifício e não jogar bituca de cigarros em vias públicas ou nas estradas ajudam a evitar incêndios. E ficar de olho naqueles terrenos que são limpos e o mato deixado lá, secando, para evitar que alguém vá lá e coloque fogo”, conclui Mancini.

A população pode ajudar fazendo a denúncia, principalmente quando o cidadão é flagrado ateando fogo, pois apagar o incêndio soluciona apenas uma parte do problema. O mais importante é conscientizar para evitar novas ocorrências. Sempre que ocorrer uma queimada, a população pode ligar para o Corpo de Bombeiros (193), para a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (3371-7238) ou para a Defesa Civil (199).

(28/06/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos