» CEME OFERECE TRATAMENTO ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM PROBLEMAS GÁSTRICOS PDF Imprimir E-mail


Criado na primeira administração do prefeito Newton Lima, o Ambulatório de Gastroenterologia Pediátrica, que funciona no Centro Municipal de Especialidades (CEME), atende atualmente 87 crianças portadoras de algum distúrbio alimentar. A cada semana, uma equipe de três pediatras especializados em gastroenterologia infantil se reveza no atendimento.

Um dos pacientes é João Vítor, de 1 ano e 8 meses, que desde o nascimento apresentou problemas de refluxo. “Sempre que ele mamava ou comia alguma coisa, vomitava. Com o tempo passou a ter infecção de garganta com uma certa freqüência. Foi quando o pediatra que sempre cuidou dele no Posto de Saúde, encaminhou para o tratamento aqui no CEME. Faz nove meses que o João Vítor está em tratamento e posso dizer que já melhorou muito. Deixou de vomitar toda vez que comia e com isso, está ganhando peso”, avalia aliviada Edvânia dos Santos, mãe da criança.

“O tratamento funciona muito bem, mas é preciso que seja feito com muita atenção e cuidado, tanto no que diz respeito à medicação, quanto à alimentação”, destaca Liliane de Castro, médica integrante da equipe. Para complementar o trabalho do ambulatório, a Prefeitura também mantém no CEME um programa de acompanhamento nutricional para crianças que necessitam de fórmulas especiais, como leite de soja e dietas enterais em pó.

“A saúde da criança é uma prioridade do governo Newton Lima. Para se ter uma idéia, o Programa Municipal de Saúde da Criança, realizou nos últimos quatro anos, mais de 305 mil consultas. Foram implantadas rotinas de puericultura para atendimento de zero a cinco anos, como o aleitamento materno, alimentação da criança e prevenção de acidentes na infância”, complementa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo.

(17/06/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos