» PREFEITURA INICIA APRIMORAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF Imprimir E-mail


As dirigentes de unidades da Educação
Infantil estão sugerindo a programação
pedagógica.Os espaços e brinquedos têm que
ser adequados à idade e estimular o
desenvolvimento da criança.A formação do educador é uma das grandes
preocupações da Prefeitura de São Carlos
desde 2001.
Nesta quarta, dia 15, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, começou a elaborar o currículo das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Já o das creches, terá início na quinta, dia 16. Será discutido o formato e a função das salas de aula e dos locais para banho e para alimentação, entre outros assuntos.

“O espaço físico tem que ser um facilitador do desenvolvimento da faixa etária que o utiliza. O móbile, por exemplo, tem que estar na altura do bebê, às vezes com elástico para estimular a criança a mexer no objeto despertando sua curiosidade e os movimentos do corpo”, explica a diretora de Educação Infantil da Secretaria, Lourdes Crempe. “Assim o ambiente passa a ser o segundo educador na sala, proporcionando o desenvolvimento da criança mais rápido e com maior qualidade”, completou.

Ao fazer um curso em Ribeirão Preto, sobre a busca da qualidade nas creches, Lourdes pôde constatar que os métodos aplicados em São Carlos já estavam em conformidade com o que os pesquisadores de metodologia de ensino preconizavam, e a Prefeitura chegou a ser parabenizada por isso.

Desde 2001, o trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura concentrou-se em garantir que todas as crianças fossem atendidas pelas unidades escolares municipais. Naquele ano, 642 crianças freqüentavam as creches municipais. Hoje estão matriculados 1.243 meninos e meninas de zero a três anos. Nesse mesmo período, os profissionais das unidades de Educação Infantil passaram por vários cursos e ainda receberam ajuda para cursar Pedagogia.

(15/06/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos