» TERREMOTO NO CHILE PROVOCA PEQUENO TREMOR EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Danilo de Almeida (à dir.) e Luiz Ap. de Medeiros
O terremoto que aconteceu na segunda, dia 13, no Chile, com 7,9 na escala Richter, causou a morte de pelo menos nove pessoas naquele país e foi sentido também em São Carlos. Outras cidades paulistas, como São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto, Americana, Indaiatuba, Poços de Caldas e São Paulo, também sentiram reflexos do abalo, que aconteceu por volta das 19h no Chile. Em alguns Estados brasileiros, como São Paulo, Paraná, Goiás e Distrito Federal, os tremores de menor intensidade, entre 2,0 e 3 na escala Richter, foram registrados por volta das 20h (horário de Brasília). Um terremoto forte registra 8 ou mais pontos na escala.

Em São Carlos, a Defesa Civil atendeu o chamado de moradores do conjunto residencial Ana Paula, na Vila Nery, que perceberam os tremores nos objetos sobre as mesas e até em copos que caíram no chão. Antonio Sardeli foi o morador que chamou a Defesa Civil e afirmou que percebeu o tremor quando estava jantando e que além da mesa percebeu uma cômoda balançando.

Segundo o chefe da Defesa Civil, Danilo de Almeida, foram vistoriados três apartamentos no bloco 2 e um apartamento no bloco 4, sem que fosse detectado qualquer problema de rachadura nas paredes ou ainda na estrutura dos prédios. Após a vistoria, os moradores foram tranqüilizados pela confirmação da Defesa Civil de que os tremores não foram tão fortes e apenas atingiu uma área limitada sem maiores conseqüências.

Danilo diz que ocorrências como essa não são comuns em São Carlos e que a possibilidade de tremores mais fortes é rara. O último registro na região aconteceu em Itirapina em fevereiro desse ano, acusando um tremor de 1,5 na escala Richter. Esses pequenos abalos ocorrem em regiões construídas sobre sedimentos (rochas) não tão consolidados e geralmente não provocam danos aos imóveis.

Defesa Civil
A Defesa Civil funciona 24 horas por dia e atende pelo telefone 199. A população pode solicitar ajuda nos casos de desastres naturais como enchentes, incêndios florestais e terremotos, ou ainda com suspeita de abalo nas estruturas dos edifícios ou infiltrações em residências.

(14/06/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos