» ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMPLETA TRÊS ANOS PDF Imprimir E-mail

As aulas são sempre em pequenos grupos
Última formatura de alunos do MOVA, em dezembro de 2004 O MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) está completando três anos em São Carlos neste mês. Em 2002, a Prefeitura iniciou o projeto com o objetivo de atender os quase oito mil cidadãos adultos não alfabetizados. Segundo dados da Contagem Populacional, realizada pelo IBGE em 1996, 19% da população adulta de São Carlos não havia completado o 1º ciclo do ensino fundamental, ou seja, 24 mil jovens e adultos com 15 anos ou mais não tinham terminado as quatro primeiras séries. Mais da metade era formada por moradores da zona rural.

Três anos depois, o trabalho do MOVA ainda é necessário, mas já comemora grandes vitórias. Mais de duas mil pessoas foram alfabetizadas e pelo menos metade delas continua estudando. São jovens e adultos que se habituaram a adquirir conhecimento e pretendem seguir em frente.

Quando começaram as atividades, eram apenas 48 salas, 43 professores e 625 alunos. Mesmo assim, em dezembro de 2002, 670 adultos conquistaram o primeiro diploma escolar e cerca de 110 foram encaminhados para a 5ª série. Hoje são 1744 alunos no MOVA e na Educação de Jovens e Adultos, que atende os estudantes de 5ª a 8ª séries. Em agosto, começam as novas turmas do Brasil Alfabetizado.

“O que me emociona como educadora é a existência das salas na zona rural e o interesse dessas pessoas em permanecer estudando. Como muitas não podem cumprir os horários mais rígidos das unidades escolares, estamos estudando formas de oferecer a continuidade dos estudos com a flexibilidade que o MOVA tem”, afirmou a secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari.

(13/06/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos