» PROFESSORES PARTICIPAM DE CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PDF Imprimir E-mail



Nesta semana, professores da rede municipal que ministram aulas nos programas EJA, MOVA e Brasil Alfabetizado, voltados para jovens e adultos, visitaram a Trilha Ecológica do Horto de São Carlos. A visita faz parte do curso de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) “Educação Ambiental para Educadoras/es de Jovens e Adultos”. As aulas tiveram início em 1º de junho e seguem até 31 de agosto, com carga horária de 60 horas.

A visita foi guiada pelo funcionário do Horto, Ocimar, que explicou como deve ser a relação homem/natureza. “O Horto é todo verde e vocês vão achá-lo muito bonito. Mas o bom mesmo é quando recebemos o colorido das pessoas, como vocês, e podemos partilhar a beleza que existe aqui”, disse. A Trilha Ecológica tem 400 metros e o passeio leva 40 minutos. Nas paradas, foi abordado o tema “desenvolvimento sustentável”, exemplificado com as palmeiras, de onde é extraído o palmito, a importância da preservação dos pássaros responsáveis pela distribuição de sementes e da água.

“É um mito da educação ambiental acreditar que é melhor educar as crianças porque elas é que terão condições de aprender. Adulto aprende, sim. E é necessário trabalhar com adultos para que eles assumam a responsabilidade de todos nós de resolvermos os problemas ambientais existentes”, explicou a Profª Haydée Torres de Oliveira, do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar. Em julho, os participantes poderão aplicar o que já aprenderam com os alunos dos cursos de educação de jovens e adultos.

“O curso tem o aspecto teórico e prático e a experiência que eles estão tendo aqui tem duas funções: ver o conteúdo e a metodologia de uma intervenção como essa sobre a volta de animais silvestres, por exemplo”, completou a Profª Haydée.

(10/06/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos