» PETS CONCLUI FORMAÇÃO MENSAL DE PROFESSORES MULTIPLICADORES PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura, por meio do Programa de Educação Trânsito Seguro (PETS), concluiu nesta semana o Curso de Formação dos Professores Multiplicadores, que é realizado mensalmente com profissionais das redes municipal, estadual e particular de ensino, divididos em quatro módulos. Ao todo, o programa já está atendendo 250 professores desde 2001, quando foi implantado. O número de alunos envolvidos chega a 33 mil divididos em 78 escolas.

Segundo o consultor de trânsito da Secretaria de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Mauro Haddad Andrino, o objetivo dos módulos é preparar o professor para que ele passe a ter uma nova concepção do funcionamento do trânsito a partir de um estudo sobre a parte técnica e a concepção moral. “Essa é a maneira mais prática de atingirmos todos os alunos. Preparamos os professores, que passam o seu aprendizado aos demais colegas e assim conseguimos inserir todos os alunos dentro do nosso programa, por isso os educadores são chamados de multiplicadores”, explicou.

Para Haddad, uma das principais tarefas dos encontros é transmitir o conceito de que o trânsito não é composto apenas de veículos e fumaça, mas também por pessoas. Para isso, os professores do primeiro módulo realizaram um trabalho voltado à auto-estima com o objetivo de transmitir aos alunos uma melhora no comportamento. “Ao invés de questionarem os acidentes, precisamos fazer os professores compreenderem a existência das questões humanas e trabalhar com a auto-estima”, disse. Ele lembrou que o tema vai ao encontro da estratégia do governo federal que vem realizando campanhas neste sentido.

No próximo mês, os professores multiplicadores vão participar de uma oficina com a apresentação dos trabalhos que são realizados nas escolas. Segundo a chefe de Ações Comunitárias e Educação para o Trânsito, Ceile Peroni, essa será uma primeira avaliação com a participação dos professores. A avaliação final será realizada no fim do ano durante um workshop.

Para a realização dos módulos, o PETS conta com a parceria da Fundação Educacional São Carlos (FESC), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Diretoria de Ensino do Estado. Além disso, o SAAE, a Ciesp, o Banco do Brasil, o ParqTec, a Viação Paraty, a Faber-Castell, a Tecumseh, o Shopping Iguatemi e a Embrapa também participam do programa.

(10/06/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos