» PREFEITO PARTICIPA DE SEMINÁRIO NA ESPANHA PDF Imprimir E-mail


Representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), uma vez que é o vice-presidente para Assuntos Temáticos da FNP, o prefeito Newton Lima participa nesta semana do I Seminário Anual da Rede 9 da URB-AL, em Córdoba, Espanha. O evento será aberto hoje, dia 8, e prossegue até sexta, dia 10, reunindo representantes de cidades da América Latina e da Europa para a troca de experiências em políticas urbanas.

A URB-AL foi criada em 1995 e já conta com mais de 700 participações desde a criação, entre cidades, entidades e coletividades locais da América Latina e União Européia. Por meio desta Rede é possível ter acesso a múltiplos contatos internacionais e estabelecer relações com diversas coletividades locais.

A Comissão Européia financia grande parte dos projetos desenvolvidos pelos participantes. Uma das ações foi a concretização de várias prioridades definidas no Rio de Janeiro, em 1999, pelos chefes de Estado e de Governo dos países da União Européia, América Latina e Caribe. A maioria delas trata de questões relativas à luta contra a pobreza e os desequilíbrios sociais, a promoção e a proteção dos direitos humanos e a promoção da sociedade da informação.

A URB-AL possui 14 Redes, cada uma discutindo um tema relacionado aos municípios. A Rede 9 trata do tema “Financiamento Local e Orçamento Participativo (OP)”. Os participantes do seminário discutirão assuntos relacionados ao orçamento participativo como planejamento orçamentário, sociedade civil no OP, experiências das cidades de Veneza, Diadema, Cuenca, Belo Horizonte, Madrid e Córdoba, entre outros. No encerramento, os participantes deverão apresentar projetos.

São Carlos
O prefeito Newton Lima vai aproveitar a oportunidade para transmitir as experiências de sua administração com o OP, implantado em 2001, em sua primeira gestão. O OP inovou como um modelo de participação popular no processo decisório, ampliando a participação direta nas discussões orçamentárias.

Newton também deverá apresentar os indicadores do OP entre 2001 e 2004. Nesse período, foram realizadas 105 reuniões, além de inúmeras outras nos bairros. Mais de 10 mil cidadãos participaram e decidiram o investimento de cerca de R$ 50 milhões, elegendo aproximadamente 450 obras.

(08/06/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos