» TAC DAS MARGINAIS COMEÇA A SER CUMPRIDO PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura inicia o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para continuidade da abertura das marginais, com a obra de recuperação do córrego Tijuco Preto que, ao longo dos anos, foi canalizado em manilhas e enterrado em boa parte de sua extensão. A primeira fase da obra é a recuperação o leito entre as ruas Monteiro Lobato e Totó Leite.

O secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci, explicou que o TAC abrange ainda os córregos Gregório e Monjolinho, lembrando também que a degradação do Tijuco Preto aconteceu desde a nascente até a foz, o que torna sua recuperação mais complexa. Martucci conta que toda a mata ciliar foi destruída e, entre as ruas Totó Leite e Miguel Giometti, onde existe um curso natural, as margens foram recompostas com entulhos.

Na avenida Trabalhador São-carlense, o problema é o rompimento da tubulação, que sempre acaba destruindo boa parte do canteiro central e da rua, em épocas de chuvas fortes. A partir da rua Luiz Vaz Toledo Pizza, o córrego segue canalizado até a sua foz.

Segundo Martucci, a obra inicial, que visa recuperar a nascente do córrego para a formação do primeiro módulo do Parque do Tijuco Preto, é muito importante do ponto de vista ambiental e do embelezamento da cidade, uma das macroprioridades da administração do prefeito Newton Lima para essa segunda gestão.

A idéia é provocar a revegetação de toda a margem dos córregos, fazer a drenagem das ruas vizinhas, construir uma ciclovia ligando o parque à USP, criar um projeto de iluminação e transformar o leito do córrego de forma que ele não cause o assoreamento que prejudica a foz. Desde 2001, a Prefeitura vem trabalhando junto com a sociedade civil organizada, moradores, ambientalistas e sociedade acadêmica, na elaboração do projeto da recuperação dos córregos e do parque do Tijuco Preto.

A assinatura do TAC, em abril deste ano, deu-se pela condenação da Prefeitura em 2001, por conta das construções das marginais que, em anos anteriores, não respeitaram a legislação ambiental.

(07/06/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos