» APROVADO CURSO DE MEDICINA NA UFSCAR PDF Imprimir E-mail

Aprovação do curso foi anunciada para a comunidade
Newton entrega carta ao reitor e reitera compromisso da Prefeitura em apoiar o curso O prefeito Newton Lima fez questão de entregar pessoalmente ao reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Osvaldo Batista Duarte Filho, uma carta manifestando sua alegria e parabenizando pela aprovação do curso de medicina, cujo vestibular já acontece no final deste ano. A aprovação do curso pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UFSCar, última etapa no processo para sua implantação, foi anunciada na manhã de hoje, dia 3.

“O Conselho aprovou por unanimidade e a partir de hoje temos o curso de medicina na UFSCar”, salientou o reitor Duarte Filho, que lembrou ainda que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a São Carlos no mês de março, deu seu apoio à criação do curso. “Mas precisávamos fazer as discussões dentro da Universidade”, ressaltou, explicando os procedimentos adotados pela instituição quando da aprovação de um novo curso. “Nossa intenção é abrir o vestibular já para o próximo ano”, destacou.

O prefeito Newton Lima afirmou que a aprovação do curso de medicina na UFSCar é um dos momentos mais felizes de sua vida, “pois é um sonho antigo, desde que eu era reitor a cidade pede um curso de medicina”. Na carta entregue ao reitor, Newton ratificou o compromisso da Prefeitura de ser “protagonista do processo de formação dos futuros médicos”, além de colocar à disposição da UFSCar todos os equipamentos públicos e apoio profissional necessários à formação pedagógica.

Duarte Filho reiterou a importância da atuação do prefeito Newton Lima na implantação do Hospital-Escola Municipal, “porque sem o Hospital esse assunto não teria sido discutido dentro da UFSCar”. O reitor disse também que com a aprovação será aberto o processo para a contratação de 20 professores para o curso de medicina.

Já o prefeito agradeceu o reconhecimento do reitor e enfatizou a importância do Hospital-Escola como um dos elementos essenciais na formação de médicos generalistas no curso da UFSCar, que pretende ser referência para o país, uma vez que irá priorizar a prática médica por meio do acompanhamento das famílias.

Newton Lima ainda agradeceu o apoio do presidente Lula, lembrando que durante sua visita, ao “colocar o carrinho de concreto na primeira coluna do hospital, colocou também uma pá de cal naquelas pessoas que torcem para que o hospital não saia”. O prefeito não deixou de citar a importância da participação do ministro da Educação Tarso Genro, que foi um dos principais incentivadores desse empreendimento, “porque ele compreendeu a importância de um curso e um hospital nos moldes dos de São Carlos”.

Hospital-Escola
Quanto aos equipamentos do Hospital-Escola Municipal, o prefeito reiterou o acordo com o Ministério da Saúde que irá disponibilizar cerca de R$ 5 milhões para a aquisição. “Estamos apenas aguardando os técnicos fazerem os levantamentos necessários para abrirmos a licitação”, disse. O cronograma das obras do Hospital-Escola prevê que até o final do ano já esteja concluído o primeiro módulo, que irá abrigar o pronto-socorro, com 40 novos leitos e uma área para diagnósticos por imagens.

(03/06/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos