» OBRA DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM FASE FINAL PDF Imprimir E-mail


Agentes Comunitários recebem
orientaçõesMoradores são cadastrados
Os novos agentes comunitários de saúde do município têm recebido orientações quanto ao procedimento para cadastrar os moradores do Jardim Gonzaga que serão atendidos na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, cujo prédio está em fase final de construção. Das mil famílias que farão parte do programa, 700 já foram cadastradas. Cada agente ficará responsável por 200 famílias.

O agente comunitário de saúde tem como função identificar e cadastrar as famílias no Programa de Saúde da Família (PSF), orientando o usuário na utilização correta dos serviços públicos de saúde. Ele também visita e acompanha mensalmente as famílias, verificando a vacinação das crianças e o pré-natal das gestantes, além de promover ações preventivas em saúde e orientação em relação à higiene básica.

“Ainda estamos na fase de cadastramento e já sentimos que o nosso trabalho é muito importante. Muitas vezes a pessoa vai ao médico, pega o remédio, toma e, quando sente que melhorou, suspende a medicação por conta própria. Quando volta a ficar doente, essa pessoa esquece que não fez o tratamento direito e acha que a culpa é do médico, ou do serviço de saúde”, destaca Munique da Silva, uma das cinco agentes comunitárias de saúde que vai atuar na USF do Jardim Gonzaga.

Os profissionais ainda precisam ser criativos no auxílio aos pacientes que não sabem ler, para que a medicação seja tomada sem confusões. “Uma solução simples é separar os medicamentos em potinhos e ilustrar com a figura de um sol (para os remédios da manhã), um prato ou um garfo (para os remédios que devem ser tomados durante as refeições) e uma lua (para os remédios da noite)”, explica Glaude Ferreira, agente comunitária integrante da equipe.

A Unidade de Saúde da Família do Jardim Gonzaga, que faz parte do Programa Habitar Brasil/BID, também consta do projeto de ampliação do Programa de Saúde da Família em São Carlos. O PSF trabalha com atenção básica à saúde, voltada ao tratamento, reabilitação, prevenção e promoção da saúde das famílias. Os atendimentos são feitos tanto na USF quanto nas visitas domiciliares. Cada equipe é formada por um médico clínico-geral, que cuida do bebê ao idoso, uma enfermeira padrão (responsável pela unidade), duas auxiliares de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo, no início de 2001, quatro Unidades de Saúde da Família atendiam aproximadamente oito mil pessoas. “Qualificamos as equipes existentes e implantamos duas novas unidades, ampliando o programa em 50%. Atualmente 20 mil pessoas são atendidas no Programa de Saúde da Família”, diz o secretário. Além das seis USF existentes, outras seis estão em fase de implantação: Jardim Gonzaga, Cidade Aracy, Água Vermelha, Jockey Clube, Santa Angelina e Santa Maria.

(02/06/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos