» PREFEITURA BUSCA PARCERIA PARA EMBELEZAR A CIDADE PDF Imprimir E-mail

O cuidado com os espaços públicos municipais, que envolve investimentos da Prefeitura e a participação da iniciativa privada, foi o principal assunto discutido pelo secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci, durante entrevista em uma emissora de rádio na manhã de hoje, dia 31, em São Carlos.

Martucci disse que a secretaria está trabalhando para atender um dos três macro-eixos de ação do Governo Participativo, que é o embelezamento da cidade (os outros dois são melhoria na Saúde e Criança e Adolescente). Para isso, apresentou o projeto “Saber Cuidar”, que cria um espaço de publicidade para os empresários.

Leia os principais trechos da entrevista:

Espaços Públicos – “Não temos (a Prefeitura) fôlego para cuidar dos inúmeros metros quadrados de espaços públicos (áreas verdes ou institucionais) que ao longo do tempo foi abandonado. Fizemos um levantamento das áreas públicas que necessitam da construção de calçadas, e chegamos a um número assustador: 297 km de calçadas, com um custo aproximado de R$ 9 milhões. Temos outras prioridades nas áreas de Educação e Saúde, por isso estamos chamando empresários, ONGs e a sociedade civil organizada para participar da recuperação desses espaços”.

Programa Saber Cuidar – “O programa abre uma parceria para que empresários e lojistas possam divulgar suas logomarcas nas praças da cidade. É certo que todos vão querer cuidar das principais praças, que são muitas, mas para isso eles terão que nos ajudar a recompor áreas fora do centro da cidade. Vamos oferecer espaços para revegetação, pois queremos plantar no perímetro urbano 50 mil mudas de árvores para recompor o que foi perdido e destruído ao longo dos anos. Vamos fazer uma reunião com empresário e lojistas, via Ciesp e Acisc, mas quem tiver interesse pode procurar a nossa secretaria para antecipar o processo”.

TAC das Marginais – Com a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), vamos poder recuperar os córregos Tijuco, Monjolinho e Gregório, que sofreram com a construção das marginais que estavam embargadas pelo Ministério Público. Vamos retomar a construção das marginais respeitando a mata ciliar dos córregos. No Monjolinho, vamos fazer um belo parque linear desde o antigo kartódromo até a curva do Joinha”.

Parque do Kartódromo – “Em 15 dias estaremos reiniciando as obras no parque, que vai ser um espaço para a família são-carlense cuidar da saúde. Fizemos uma pista de madeira e concreto e um espaço com pedras que podem ajudar no tratamento fisioterápico daquelas pessoas que têm algum problema de circulação. Vamos instalar equipamentos para alongamento e musculação e uma tenda para atender as pessoas cadastradas no programa de orientação física da Secretaria de Esportes e Lazer. Além disso, vamos cuidar da segurança cercando o parque e instalando um posto da Guarda Municipal com atendimento 24 horas”.

(31/05/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos