» SEMANA DA GESTÃO AMBIENTAL DE SÃO CARLOS DISCUTE AS PRÁTICAS MUNICIPAIS PDF Imprimir E-mail

O domingo, dia 29, marcou o início das atividades da IV Semana de Gestão Ambiental de São Carlos, com a inauguração do Pátio da Compostagem nas dependências da E.E. Bento da Silva César, no Santa Felícia. O pátio é fruto do projeto “ABC da Compostagem”, que busca desenvolver uma proposta de gerenciamento de resíduos facilmente compostáveis para o município, criando parcerias com a comunidade e instituições por meio de atividades de educação ambiental.

A Semana é promovida pela Prefeitura com apoio da Vega Engenharia Ambiental, Sellimp Serviços de Limpeza, Damha e São Carlos S/A. As atividades prosseguem até 8 de junho, com a exploração do tema “Do Bairro ao Planeta, Cuidando da Vida”. Instituída pela Lei Municipal n° 12.979/02, do vereador Lineu Navarro, a Semana tem por finalidade divulgar as práticas de gestão ambiental no âmbito municipal, promovidas tanto pelo poder público, como por ONGs e instituições de ensino e de pesquisa.

O evento tem continuidade nesta terça, dia 31, com a realização do I Seminário sobre Resíduos de Saúde, que vai abordar as mudanças na legislação ambiental sobre o gerenciamento técnico dos resíduos dos serviços de saúde e suas implicações para os estabelecimentos geradores municipais. O seminário está marcado para 14h, na Embrapa Instrumentação Agropecuária (Rua XV de Novembro, 1492).

Ainda na terça, a partir das 19h30, também na sede da Embrapa Instrumentação Agropecuária, representantes de instituições públicas e privadas detentoras de áreas que apresentam risco de incêndios florestais se reúnem para a elaboração de um plano de auxílio mútuo para prevenção e combate ao fogo.

Um dos destaques da Semana é a II Conferência Municipal de Meio Ambiente, programada para dia 4, a partir das 9h, no Sesc. A proposta da atividade é construir um Programa Municipal de Educação Ambiental (EA 2005), para assim dar início a um processo educativo que envolva educadores ambientais atuantes nos diversos setores interessados na causa ambiental. Haverá mostra de painéis, grupos de trabalho e uma plenária final para assinatura da Resolução da Conferência.

Já no dia 5, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, acontece a VII Feira da Sucata e da Barganha, um espaço para a troca e venda de objetos usados que seriam descartados mesmo ainda em condições de uso. A feira será realizada na Praça XV, das 9h às 17h.

Dentro da programação, também pode ser conferida até o próximo dia 4, no piso 2 da Biblioteca Comunitária da UFSCar, a exposição fotográfica “Trilhando a Amazônia: um olhar socioantropológico da UFSCar no projeto Rondon”, resultado de um trabalho de uma equipe da UFSCar no município de Santo Antonio do Içá, fronteira com a Colômbia. As fotos podem ser vistas de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Completando as atividades, o evento ainda promove plantio de árvores, apresentação de coral, teatro, cinema, oficina de reciclagem e a entrega do Prêmio Chico Mendes 2005, entre outros. Confira a programação completa.

Veja a programação da II Conferência Municipal de Meio Ambiente.

(30/05/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos