» CURSO SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR NA ESCOLA MUNICIPAL DE GOVERNO PDF Imprimir E-mail



A Escola Municipal de Governo (EMG) da Prefeitura, coordenada pela Fundação Educacional São Carlos (FESC), deu início hoje, dia 30, ao curso “Capacitação Técnica em Segurança Alimentar”, para 180 merendeiras e serventes de merendeiras da rede municipal. A elaboração do conteúdo contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que hoje abriga a Divisão de Alimentação Escolar.

As aulas estão sendo realizadas no SESI, tanto as teóricas como as práticas. Para melhor aproveitamento do conteúdo, foram formadas seis turmas com 30 alunos cada uma. Para a primeira turma, Grupo A, as aulas começaram hoje e vão até o próximo dia 10, em período integral, totalizando 80 horas/aulas. Com a divisão das turmas, o curso será encerrado em meados de agosto.

A Coordenadora de Ensino da EMG, Elisete Pedrazzani, fez a abertura do curso ao lado do Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Sérgio Dutra, explicando aos participantes o funcionamento da Escola. “Nosso objetivo é coordenar e desenvolver diferentes processos de aprendizagem ativa e contínua, dirigidos à formação e ao aperfeiçoamento dos conhecimentos, habilidades, valores e atitudes dos funcionários públicos municipais e dos agentes sociais”, afirmou.

Elisete Pedrazzani ressaltou ainda a importância da participação ativa dos servidores. “Nossos objetivos somente serão alcançados com a participação de todos. Por isso contamos com a colaboração dos servidores públicos que podem sugerir novos cursos de capacitação ou aperfeiçoamento para o segundo semestre desse ano. Todas as sugestões serão repassadas para o nosso Conselho de Ensino, que decidirá a próxima programação”, concluiu.

Laerte Lopes, diretor do Departamento de Abastecimento, que abriga a Divisão de Alimentação Escolar, e coordenador do curso de segurança alimentar, disse que o objetivo é fornecer aos alunos novos conhecimentos sobre educação alimentar, boas práticas de elaboração de refeições, utilização adequada de cardápios, procedimentos operacionais administrativos, normas de higiene e segurança no trabalho, saúde do trabalhador e princípios básicos da legislação vigente.

A programação inclui também a participação de profissionais do Departamento de Patologia e Morfologia de Engenharia de Produção da UFSCar, do Departamento de Nutrição da UNICEP, do SESI, da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da Secretaria Municipal de Administração de Pessoal e Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

Entre os temas que serão abordados por esses profissionais estão: o conhecimento da política municipal de segurança alimentar, procedimentos operacionais e documentação, controle de estoque, ergonomia (postura e manuseio de equipamentos), primeiros socorros, segurança alimentar I e II (noções de microbiologia, doenças veiculadas pelos alimentos e regulamento técnico de boas práticas para serviços), educação alimentar (reeducação alimentar de alunos, pais e profissionais envolvidos), como evitar desperdícios, práticas de manipulação e elaboração, ética e administração pública.

(30/05/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos