» OBRAS NA ESTAÇÃO CULTURA DEVEM SER CONCLUÍDAS ATÉ JULHO PDF Imprimir E-mail



A Prefeitura deu início à fase final das obras de manutenção do prédio da Estação Cultura, antiga Estação Ferroviária, com a execução de consertos nos sanitários do interior do edifício. As obras começaram no último trimestre de 2004 e compreenderam intervenções na cobertura, a pintura do prédio e a recuperação do banheiro situado na plataforma da estação.

A diretora presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, Ana Lúcia Cerávolo, lembra que durante a execução desses trabalhos verificou-se a necessidade de realizar também reparos no teto, com a substituição de cerca de duzentos metros quadrados dos mais de mil metros quadrados de forros de madeira do prédio.

Entre os trabalhos concluídos está a revisão de todo o madeiramento do telhado, com a substituição das peças comprometidas, a troca do ripamento e, sob ele, a instalação de uma manta para proteger o prédio da umidade. As telhas foram retiradas, limpas e reinstaladas, com a substituição apenas das peças quebradas. As calhas receberam chapas galvanizadas.

Tanto a parte externa do prédio como a interna, receberam nova pintura. Já no banheiro da plataforma, há muitos anos sem condições de uso, foram recuperadas as instalações hidráulicas e instaladas novas louças sanitárias.

Patrimônio
Inaugurada em 1884, quando foi concluído o trecho da linha férrea entre Rio Claro e São Carlos, a Estação Ferroviária foi construída sob a orientação do engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza (primeiro diretor da Escola Politécnica de São Paulo), seguindo os padrões ingleses que caracterizavam as estações em todo o Brasil. Em 1908, o prédio passou por uma grande reforma, quando sua fachada de tijolos à vista foi substituída pela atual, e houve também a ampliação do piso superior da Estação.

Hoje a Estação abriga a Fundação Pró-Memória, o Museu de São Carlos e o Departamento de Artes e Cultura da Prefeitura. Ana Lúcia Cerávolo acrescenta que o prédio da antiga Estação Ferroviária, que completou 120 anos em outubro passado, é patrimônio não só da população de São Carlos, mas de todo o Estado de São Paulo, visto que está em processo de tombamento pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico).

(30/05/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos