» PREFEITURA LANÇA PASSE CIDADÃO PARA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA PDF Imprimir E-mail


Na manhã de hoje, dia 19, no salão Nobre do Palacete Conde do Pinhal, o prefeito Newton Lima, ao lado dos secretários municipais Rosilene Mendes dos Santos (Cidadania e Assistência Social) e Ricardo Meirelles (Transporte, Trânsito e Vias Públicas), lançou o Passe Cidadão, que permitirá às pessoas carentes a utilização do transporte coletivo.

A secretária de Cidadania, que coordena juntamente com a Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude a distribuição do Passe Cidadão, explicou que a Prefeitura assumiu a responsabilidade pela entrega, uma vez que a empresa que coordena o transporte coletivo deixou de realizar esse repasse. “Várias pessoas ficariam sem esse importante recurso, por isso nós passamos a atender essa demanda”, observou Rosilene, que salientou o comprometimento de uma importante parcela do orçamento para atender ao programa.

Rosilene disse que a concessão do passe será feita por meio das entidades sociais cadastradas ou do cadastro de famílias de baixa renda. “As pessoas que precisarem do Passe Cidadão devem procurar um Plantão Social e passar por uma avaliação”, esclareceu a secretária, que informou ainda que os passes não serão distribuídos em larga escala, apenas na quantidade necessária ao uso.

O prefeito Newton Lima ressaltou a importância da distribuição acontecer por meio de critérios técnicos da Secretaria de Cidadania. “Não tem dirigismo político para a distribuição de um bem tão importante como esse”, destacou. O prefeito também anunciou que determinou estudos para a implantação do Passe Desemprego, que tem como objetivo auxiliar os desempregados a retornarem ao mercado. “Nós vamos encontrar mecanismos na área social para implantar o Passe Desemprego, porque é preciso incluir no sistema aquelas pessoas que estão fora”, destacou.

A criação do Sistema Integrado de Transporte (Sitrans) já garantiu economia na utilização da integração, no entanto, segundo o prefeito, outras “medidas precisam ser tomadas para que o transporte urbano seja utilizado por todas as pessoas, porque atualmente cerca de 37 milhões de brasileiros não utilizam esse meio de transporte por dificuldades financeiras”.

(19/05/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos