» SÃO CARLOS DISCUTE POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE NA ARGENTINA PDF Imprimir E-mail

Nesta quinta, dia 19, e sexta, dia 20, em Mar Del Plata, na Argentina, o secretário municipal Especial de Infância e Juventude, Padre Agnaldo Soares de Lima, participa do encontro da Rede Mercocidades que discute a Unidade Temática “Juventude”. A abertura será nesta tarde, com a discussão do tema “O Desenvolvimento do Plano de Atividades 2005 – Perspectivas de Trabalho”. Em seguida, será apresentado o jogo "Concondón", vídeo game desenvolvido em Montevidéu, capital do Uruguai, para educar as gerações mais jovens na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A programação para sexta inclui a palestra “Mercocidades: História e Perspectivas”, com Daniel Chasquetti, da Secretaria Técnica Permanente da Mercocidades. Serão também abordados temas como Emprego Juvenil, Primeiro Emprego, Direitos Trabalhistas e Políticas Públicas de Juventude e a Integração na Região.

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de promover a incorporação ativa de municípios que desenvolvam atividades interessantes direcionadas ao setor juvenil. Será analisada a possibilidade de promover a presença de artistas e grupos premiados em festivais organizados pelas cidades vizinhas, assim como a promoção de experiências educativas replicáveis em distintas municipalidades da região.

Juventude
A Unidade Temática “Juventude” visa contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas para a juventude nas cidades do Mercosul, promovendo a participação dos jovens em sua formação e fortalecendo os processos de descentralização e integração regionais.

Para isso, está sendo fomentado o intercâmbio de experiências em políticas públicas para a população dessa faixa etária, comparando os mecanismos de funcionamento das políticas dos municípios que integram a rede, com o objetivo de integrá-los. Além disso, a unidade pretende incorporar a perspectiva juvenil no debate das diferentes Unidades Temáticas da Rede Mercocidades.

O que é a Rede Mercocidades?
A Rede Mercocidades é uma rede de cooperação horizontal integrada atualmente por 138 cidades do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile e Peru. Além de São Carlos, integram a rede 47 cidades brasileiras, entre elas Araraquara, Rio Claro, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Paulo.

Suas reuniões são feitas de acordo com as seguintes Unidades Temáticas: Autonomia, Gestão e Financiamento; Cooperação Internacional; Ciência, Tecnologia e Capacitação; Cultura; Desenvolvimento Econômico Local; Desenvolvimento Social; Educação; Desenvolvimento Urbano; Gênero e Município; Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Planejamento Estratégico; Turismo; Juventude e Segurança Cidadã.

Ativa há oito anos, a Rede Mercocidades tem como principais objetivos: favorecer a participação das cidades na estrutura do Mercosul, impulsionar a criação de redes de cidades através de unidades técnicas operativas que desenvolvam diversas ações, programas e projetos de interesse comum intermunicipal, adequados ao processo de integração. Também cria mecanismos de comunicação em redes, entre as cidades, a fim de facilitar o intercâmbio de experiências e informações, bem como o acesso dos cidadãos aos centros municipais de investigação, desenvolvimento tecnológico e cultural.

(19/05/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos