» PROJETO LEVA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO A ESCOLA ESTADUAL PDF Imprimir E-mail



Mais de 270 crianças de 5ª e 6ª séries da Escola Estadual “Dr. Álvaro Guião” participaram na quarta, dia 18, do projeto “Criança Viva”, uma atividade educacional do Programa de Educação Trânsito Seguro (PETS), implantado pela Prefeitura em 2001 e aplicado às escolas das redes municipal, estadual e particular. As atividades contaram com o apoio da Polícia Militar, que disponibilizou dez alunos do projeto Jovens Construindo Cidadania (JCC).

Dentro de uma “mini-cidade”, formada por ruas sinalizadas com faixas de pedestres, placas e semáforos, as crianças simularam comportamentos de pedestres e motoristas, orientados por uma agente de trânsito (amarelinho). Caracterizados como idosos, eles experimentaram como é a travessia com o auxílio dos mais jovens.

De acordo com a chefe de Ações Comunitárias e Educação para o Trânsito, Ceile Petroni, essa atividade cria situações que podem ser aplicadas no dia a dia. Ela lembra que o objetivo é sempre tratar a criança como pedestre e não como condutor, e assim criar um processo educacional que acaba contribuindo para a formação de cada cidadão.

O diretor do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Alexandre Seixas, disse que o objetivo é trabalhar com os alunos para que eles percebam o que ocorre no trânsito, principalmente nas proximidades da escola, tomando maiores cuidados ao atravessar, andar de bicicleta ou mesmo quando se reúnem com os colegas nas proximidades da escola.

Ele lembrou que a avenida São Carlos tem sido “palco” de alguns acidentes graves, causados principalmente pelo excesso de velocidade. “A cidade está sinalizada, está sendo fiscalizada por radar e mesmo assim alguns motoristas arriscam as próprias vidas e a vida de outras pessoas transitando em alta velocidade”, disse Seixas lembrando que o grande número de veículos e as ruas estreitas da cidade contribuem para a ocorrência de acidentes.

Para tentar diminuir o número de acidentes de trânsito, a Prefeitura está investindo na recuperação de vias públicas, no reforço da sinalização e no aumento da fiscalização por radar. O secretário municipal de Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Ricardo Meirelles, lembra que o objetivo da Prefeitura é coibir o desrespeito e conscientizar o motorista para que São Carlos tenha um trânsito mais seguro.

(19/05/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos