» SAAE CONSTRÓI ETE EM ÁGUA VERMELHA PDF Imprimir E-mail


Contratada por processo licitatório pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da Prefeitura de São Carlos, a empresa Frateli Engenharia está iniciando as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do distrito de Água Vermelha. Esta etapa do projeto custa cerca de R$ 150 mil, devendo ser concluída aproximadamente em 90 dias.

O valor total do empreendimento, que conta com a parceria da TAM Linhas Aéreas S.A., é de R$ 700 mil, dividido entre as partes. “A TAM já investiu na construção de tanques de tratamento aeróbio e anaeróbio e em uma nova lagoa de contenção. Na fase final, a autarquia investirá na composição de todo o sistema elétrico e no setor de desinfecção”, informa o diretor-geral do SAAE, Jurandyr Povinelli.

Beneficiando cerca de 900 moradores do distrito, mais 800 funcionários da empresa, o objetivo principal da obra é solucionar o problema de esgoto lançado em um afluente do Ribeirão das Araras, que deságua no rio Mogi Guaçu, próximo à cachoeira da antiga Fazenda Chile, ao fundo do Centro Tecnológico da TAM.

O esgoto produzido tanto na TAM quanto em Água Vermelha será levado através dos emissários e interceptores, sendo despejado nas lagoas de contenção. Em seguida, passará pelos tanques de tratamento, seguindo para a unidade de desinfecção ultravioleta.

Antes de retornar ao afluente, o esgoto tratado passa por um sistema de oxigenação, deixando o ciclo biológico do rio mais purificado. “Esta ETE terá capacidade para armazenar e tratar o esgoto pelos próximos 30 anos, abrangendo dispositivos modulares para uma futura ampliação”, destaca Povinelli.

(17/05/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos