» POPULAÇÃO PRESTIGIA COMEMORAÇÕES DO 13 DE MAIO PDF Imprimir E-mail


MaracatuMV BillProjeto Tocando a Obra
Na última sexta, dia 13, a manifestação “Lavagem da Mentira” abriu o ciclo de atividades “13 de Maio - Construção da Cidadania”, promovido pela Prefeitura de São Carlos, em parceria com diversas entidades, com o objetivo de comemorar a Abolição da Escravatura, promovendo reflexões sobre o tema. A literal lavagem das escadarias da Igreja São Benedito foi seguida de uma caminhada pelas ruas centrais de São Carlos e terminou com uma apresentação de maracatu na Praça Coronel Salles, com significativa presença da população.

O destaque da programação de sábado, dia 14, ficou por conta da presença do rapper MV Bill. No Clube Flor de Maio, ele participou de um bate-papo com fãs e simpatizantes do Hip Hop, jovens em sua maioria. MV Bill contou um pouco de sua história e lembrou que durante sua infância e adolescência teve várias oportunidades para entrar para o mundo do crime, mas foi salvo pelo Hip Hop.

O rapper carioca também respondeu a várias perguntas, como a da criação da Frente Nacional do Hip Hop, nascida após um encontro com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. “Foi a primeira vez que fomos ouvidos”, explicou. À noite ele fez um show na praça Maria Apparecida Resitano, defronte ao Mercado Municipal, onde se concentrou um grande número de fãs da música que retrata a realidade da periferia. Antes da apresentação do rapper, os fãs do Hip Hop puderam conferir o som de diversos grupos locais.

Fechando os eventos do final de semana, o Projeto Tocando a Obra, idealizado pela Prefeitura através do Departamento de Artes e Cultura e da Fundação Pró-Memória, para que a comunidade possa acompanhar de perto as obras de recuperação do Teatro Municipal, promoveu na tarde de domingo o espetáculo “Tocando a Obra com a Cultura Negra”. Houve show do grupo Samba da Antiga, que tocou clássicos da MPB, e uma apresentação conjunta dos grupos de rap Simples Mortais e Conduta Real. O espetáculo foi encerrado com a exibição do vídeo “Quando o crioulo dança?”, elaborado no centenário da Abolição.

O ciclo de atividades continua nesta quinta, dia 19, às 20h, quando se comemora o Combate à Desigualdade Racial, com a realização de uma sessão solene na Câmara Municipal. No dia 31, às 20h, na Livraria Nobel do Shopping Iguatemi, será lançado o livro “O Lado Escuro do Amanhã”, de Dudu Ramos.

(16/05/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos