» VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE TERMINA NESTA SEXTA PDF Imprimir E-mail

Em São Carlos, a Secretaria Municipal de Saúde prorrogou até sexta, dia 13, a vacinação contra a gripe em pessoas com 60 anos ou mais, já que até o último dia 6, quando foi encerrada a campanha nacional, não havia sido atingida a meta de vacinar 70% dessa população.

“Vacinamos 57,4% e pretendemos cumprir a meta. A vacinação é importante para que a população idosa, mais vulnerável a enfermidades, não corra o risco de sofrer complicações futuras decorrentes da gripe, como o agravamento de doenças como diabetes ou cardiopatias”, alerta o secretário municipal de saúde, Marcelo Henrique de Paulo.

Segundo o secretário, quando começou a campanha de vacinação em São Carlos, em 1999, houve uma redução de 9% nos casos de internação por complicações da gripe. “Esse percentual é muito significativo, por isso insistimos com a população e com a classe médica que estimule os maiores de 60 anos a procurar as Unidades Básicas de Saúde e tomar a vacina”, explica.


Esclarecendo Dúvidas
1 - Por que a campanha é realizada todos os anos?
Porque o vírus da gripe é mutante e, a cada ano, novos tipos circulam pelo mundo. Sendo assim, quem foi imunizado anteriormente está protegido contra os vírus que circulavam no ano passado, mas está vulnerável aos que estão em circulação agora.

2 - Qualquer idoso pode ser vacinado?
Sim, exceto em casos raríssimos de pessoas que tenham alergia a ovo de galinha.

3 - Por que o idoso deve ser vacinado?
Para evitar complicações decorrentes da gripe e de outras doenças que podem ser prevenidas com vacinas, uma vez que esta faixa etária é mais vulnerável às enfermidades. A gripe pode se tornar, posteriormente, uma pneumonia ou agravar doenças como diabetes ou cardiopatias.

4 - E se o idoso estiver doente?
Não há problemas. Se o idoso estiver em condições de se deslocar até o local de vacinação, pode ser imunizado tranqüilamente.

5 - E se o idoso não puder comparecer ao local de vacinação, como os que estão doentes em casa, hospitais ou asilos?
Nesses casos, equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão até a casa da pessoa e realizam a vacinação.

6 - Alguma outra vacina será aplicada?
Além da imunização contra a influenza (gripe), os idosos podem atualizar doses de difteria e tétano.

7 - Portadores de doenças crônicas podem ser vacinados?
Os portadores de doença pulmonar ou cardiovascular crônicas graves, insuficiência renal crônica, diabetes melitus insulino-dependentes, cirrose hepática, hemoglobinopatias, imunocomprometidos ou portadores do HIV e os submetidos a transplantes têm a vacina contra o vírus influenza à disposição nos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIEs), por indicação médica. No entanto, os maiores de 60 anos portadores destas doenças podem tomar o imunizante nos postos de saúde de todo o país.

8 - Quem tomou a vacina no ano passado deve tomá-la novamente?
Sim. Mesmo quem já tomou a dose da vacina contra a gripe deve se imunizar novamente.

9 - Quais os sintomas da gripe?
A forma e a gravidade da gripe variam muito. Seus principais sintomas são febre, calafrios e mal-estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal.

10 - Que complicações os idosos podem enfrentar se não se vacinarem?
A gripe é curada espontaneamente em cerca de uma semana. Porém, os pacientes idosos mantêm, em geral, a infecção por semanas e podem apresentar complicações. As mais freqüentes são a pneumonia bacteriana, a pneumonia viral primária e o agravamento de doenças crônicas pré-existentes. A gravidade desses quadros aumenta com a idade.

11 - A vacina causa algum efeito colateral?
Não. A vacina não causa gripe. Ela é feita de pedaços do vírus morto. Quem ficar gripado alguns dias depois de tomar a vacina é porque já estava com a doença incubada. Depois de tomar a vacina, a pessoa está protegida contra a doença.

(11/05/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos