» CICLO DE ATIVIDADES COMEMORA A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
» CICLO DE ATIVIDADES COMEMORA A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA PDF Imprimir E-mail

“Talvez tenhamos vindo em diferentes navios, mas estamos no mesmo barco agora”; a frase dita pelo líder negro Mártir Luther King é ponto de partida para reflexões sobre a Abolição da Escravatura, comemorada nesta sexta, 13 de maio. No Brasil, o regime de escravidão vigorou até 1888, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Fomos o último país a abolir a escravidão. A Lei Áurea representou a libertação formal do escravo, mas não garantiu sua plena incorporação como cidadão à sociedade brasileira. A marginalização daquela época se estendeu pelos anos que se seguiram como preconceito racial.

Por conta desse histórico de injustiças, a comemoração do 13 de Maio é sempre uma oportunidade para lutar contra o racismo e em favor da inclusão social. E para isso, a Prefeitura de São Carlos, em parceria com diversas entidades, promove a partir de amanhã, dia 13, o ciclo de atividades “13 de Maio - Construção da Cidadania”. Um dos destaques do evento é a presença do rapper MV Bill, que por sua militância no movimento Hip Hop já recebeu prêmios da Unicef e da MTV. Ele também foi indicado pela Unesco uma das dez pessoas mais militantes do mundo nos últimos dez anos.

No sábado, dia 14, às 13h, o rapper faz uma palestra no Grêmio Recreativo Flor de Maio, sobre as atividades que desenvolve na comunidade carioca “Cidade de Deus”. Ele é dos fundadores da ONG Central Única das Favelas (CUFA) e participa do projeto Conexões Urbanas que, em parceria com o grupo cultural Afro Reggae, leva cultura e entretenimento às comunidades carentes. MV Bill também falará sobre o livro que lançou no início deste mês, “Cabeça de Porco”. Fechando sua participação, às 18h, na Praça Cida Rezitano (Praça do Mercado), o rapper fará um show junto a outros grupos de Hip Hop de São Carlos.

O evento está sendo realizado em parceria com as entidades Centro Cultural Negro de São Carlos, Centro de Referência da Mulher Negra “Ekodilê” e Associação dos Pensadores Negros de São Carlos (Apensc), além do apoio da Sampa Street Wear, Tudo Nosso Promoções e Eventos, Kalau’s e Livraria Nobel do Shopping. Todas as atividades são abertas à população. Na programação do sábado, dia 14, e domingo, dia 15, quando grupos culturais da região se apresentam no Teatro Municipal, dentro do projeto “Tocando a Obra”, serão arrecadados alimentos não-perecíveis para o Programa Fome Zero de São Carlos.

Programação
13 de maio – Lavagem da Mentira (Caminhada)
17h – Concentração, Rua 13 de Maio, esquina com D. Alexandrina.
18h – Saída.
22h – Encerramento na Praça Cel. Salles.
Realização: Centro de Cultura Negra e Centro de Referência da Mulher Negra “Ekodilê”.

14 de maio – O Hip Hop no Contexto Social
13h – Palestra com MV Bill, Clube Flor de Maio (rua Padre Teixeira, 1733, centro).
18h – Show com MV Bill e grupos de Hip Hop da cidade, Praça do Mercado.
Realização: Prefeitura de São Carlos.

15 de maio – Tocando a Obra com a Cultura Negra
14h – Apresentações de vários grupos culturais da região, Teatro Municipal.
Realização: Prefeitura de São Carlos.

19 de maio – Dia Municipal do Combate à Desigualdade Racial
20h – Sessão Solene na Câmara Municipal de São Carlos.
Realização: Câmara Municipal de São Carlos.

31 de maio – Tráfico Negro “O Lado Escuro do Amanhã” – Lançamento do livro de Dudu Ramos
20h – Livraria Nobel do Shopping Iguatemi.
Realização: Kalau’s e Apensc.

(11/03/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos