» PROFESSORES PASSAM POR CAPACITAÇÃO CONTINUADA PDF Imprimir E-mail


Um grupo de 30 professores da rede municipal de educação está participando do Curso de Extensão “Educação Inclusiva: novos paradigmas, novos papéis”, para formação continuada em educação especial. Trata-se de uma parceria entre o Departamento de Psicologia da UFSCar e a Prefeitura de São Carlos, tendo por objetivo ampliar os conhecimentos desses educadores de ensino regular para que também possam atender aos estudantes com necessidades especiais e/ou necessidades educacionais especiais que freqüentam as escolas municipais.

“A proposta da equipe é também uma forma de contrapartida e devolutiva do nosso grupo de pesquisa para o sistema municipal, que tem possibilitado uma ampla abertura para nossos estudos, o que tem permitido gerar conhecimento sobre a construção de políticas de inclusão escolar”, declarou a coordenadora, Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes, da pós-graduação em Educação Especial do Departamento de Psicologia da UFSCar.

A atividade se estende até o mês de julho. Neste período, os professores terão 32 horas de aulas teóricas e 8 horas de aulas práticas, estas últimas sob a orientação da assessora de Educação Especial da Secretaria de Educação e Cultura, Patrícia Karst Caminha. “As aulas serão ministradas sempre às sextas-feiras até o dia 8 de julho. A partir daí esses educadores poderão atuar de maneira mais intensa junto a seus alunos e também dando apoio aos professores que hoje já trabalham com estudantes que necessitem de educação especial”, explicou Patrícia.

Na primeira aula foram debatidos os aspectos históricos, políticos, filosóficos e pedagógicos da Educação Inclusiva. A próxima aula será no dia 20, com o tema “Os serviços de apoio como auxiliares do processo de Educação Inclusiva: a educação especial vista através do prisma da colaboração”.

(11/05/05)

 
 

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