» PROJETO SUPERAÇÃO INTEGRA TRABALHOS DA PROTEÇÃO ANIMAL E LIBERDADE ASSISTIDA PDF Imprimir E-mail


Há trinta dias, Guilherme, um adolescente de 16 anos, mantinha uma relação apenas de carinho com os cães. “Sempre gostei de cachorros, mas nunca imaginei que pudesse aprender a adestrá-los. Os cães são companheiros e me passam felicidade, amor”, disse. Agora, ele e outros adolescentes integram o projeto “SuperAção”, que une dois importantes trabalhos desenvolvidos em São Carlos: a Proteção Animal e o Programa de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade.

Através da parceria entre Prefeitura, por meio das Secretarias da Infância e Juventude e Agricultura e Abastecimento, Salesianos São Carlos e as entidades de proteção aos animais Arca de São Francisco e UIPA, o projeto “SuperAção” tem como objetivo a conscientização dos adolescentes para a posse responsável de animais, o desenvolvimento da cidadania e a possibilidade de uma iniciação profissional dos menores.

“O projeto ganhou vida aqui, na Arca de São Francisco. Às quartas e sextas-feiras, esses adolescentes assistidos vivenciam uma experiência que mistura afetividade, cidadania e conhecimento em adestramento de cães. Uma atividade que, no futuro, pode se transformar em profissão”, explica a responsável pelas aulas de adestramento, Frances Tornabene de Sousa.

Adriano, de 17 anos, é outro integrante do “SuperAção”. Na aula de adestramento, diz que integrar o projeto é uma troca de amor. “Já tive um cachorro antes, mas o contato direto, que a gente tem aqui, é uma experiência muito legal. Aprendemos a dar mais carinho ao animal e cuidar melhor deles. Quem sabe não me torno um adestrador?”, fala entusiasmado.

O projeto, coordenado por Glaziela Solfa, da Secretaria Especial de Infância e Juventude, atua no compromisso social de superar o ato infracional cometido por adolescentes. No processo de acompanhamento, são valorizados os interesses e habilidades dos menores infratores, sem deixar de lado o aspecto pedagógico. “Nosso objetivo é sensibilizar os adolescentes inseridos no programa, valorizando o profissional e o social através da participação no cotidiano da clínica e do canil. Eles acompanham cirurgias de castração de cães e gatos, atendimento à população, bem como o aprendizado de adestrar”, destaca a diretora do Departamento de Proteção Animal, Renata Grotta.

Arca de São Francisco e UIPA
A Arca de São Francisco e a UIPA realizam, com apoio da Prefeitura, cirurgias de esterilização gratuitas para cães e gatos da população de baixa renda e em animais domésticos encontrados nas ruas. Além disso, criam estratégias para incentivar a adoção de animais abandonados e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre as responsabilidades assumidas quando se adota um animal de estimação, sendo a esterilização uma delas.

Para saber mais sobre o Projeto Superação, clique aqui.

(02/05/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos