» USINA DE RECICLAGEM DE ENTULHO REDUZ IMPACTO AMBIENTAL PDF Imprimir E-mail


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e da Progresso Habitação São Carlos (Prohab), desenvolve o projeto da Usina de Reciclagem de Entulho, com a finalidade de reduzir o impacto ambiental causado pela presença incorreta de restos de construções e reformas de residências, espalhados pela cidade.

“Nossa principal meta é acabar com a aglomeração de materiais inadequados que estão depositados em córregos, nascentes e áreas verdes”, explica o diretor-presidente da Prohab, Eduardo Antonio Teixeira Cotrim. “Nós já formulamos parcerias com várias empresas, das quais estamos recebendo uma média de 20 caçambas por dia. Outro objetivo é acabar com a rotina de se jogar entulho no lixão do Aracy II”, complementa.

Em fase experimental desde fevereiro, a usina transforma um enorme concentrado de entulho em agregados, que serão utilizados na produção de artefatos de concreto (blocos, canaletas e pisos intertravados), dentro da própria Fábrica de Artefatos de Cimento da Prohab.

Além de preservar os rios e as áreas verdes do município, este projeto também apresenta características voltadas para o bem-estar social, pois os artefatos produzidos serão destinados para as obras de conjuntos habitacionais e pavimentação dos loteamentos que envolvem a Prohab.

Como principal exemplo, o bairro Santa Angelina foi pavimentado com pisos intertravados, proporcionando maior segurança, menos sujeira, menos impermeabilização do solo e um visual bem mais agradável aos moradores. “Outra vantagem desta usina é a redução de custo das moradias populares”, calcula Cotrim.

(02/05/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos