» NEWTON LIMA PARTICIPA DO ANIVERSÁRIO DA EMBRAPA EM BRASÍLIA PDF Imprimir E-mail

Newton ao lado do ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura, e do presidente da Embrapa, o são-carlense Silvio Crestana
O prefeito Newton Lima participou do 32º aniversário da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Brasília, na sede da entidade, na noite de terça, dia 26. Também participaram do evento o ministro Roberto Rodrigues, da Agricultura, o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, os dois chefes gerais das unidades de São Carlos, Ladislau Martin Neto (Embrapa Instrumentação Agropecuária) e Nelson José Novaes (Embrapa Pecuária Sudeste), além de outras autoridades.

O diretor-presidente, Silvio Crestana, disse que o evento foi uma forma de prestar contas para a sociedade do trabalho de desenvolvimento do campo e de melhoria da qualidade de vida da população brasileira realizado pela Empresa. Ele lembrou que essa trajetória de sucesso da Embrapa não seria possível sem a contribuição de inúmeros parceiros. “Para superar nossas ações e seguir adiante com qualidade nos próximos anos, esse esforço de agregação de conhecimentos torna-se ainda mais necessário nas próximas décadas, inclusive para viabilizar soluções e resolver conflitos”, acrescentou.

Crestana afirmou também que a Embrapa é instituição-chave para o fortalecimento da agricultura tropical e, conseqüentemente, para o desenvolvimento do país. “As tecnologias geradas promovem a justiça social através da distribuição de renda, abastecem o mercado interno e externo com safras recordes a um baixo custo de produção, criando divisas e riquezas, sem agredir o meio ambiente. Mas a agricultura tropical ainda tem muito a crescer”. Nesse contexto, Crestana apontou o desafio de resgate do continente africano, afirmando que a Embrapa vai ajudar o desenvolvimento da agricultura em muitos desses países.

O prefeito Newton Lima lembrou que a Prefeitura de São Carlos já desenvolve inúmeras parcerias com a Embrapa no município, já que “nós temos o privilégio de contar com duas unidades deste importante centro de tecnologia, sempre em busca de projetos que possam melhorar a vida de nossa população, em especial a comunidade da zona rural”.

Já o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, ressaltou em sua fala que “a Embrapa é o maior templo do conhecimento de tecnologia do Brasil, responsável pela moderna agricultura tropical que abastece e enriquece o Brasil e o mundo, garantindo a soberania do povo brasileiro. É o milagre do conhecimento que se repete há 32 anos e ainda não acabou, porque temos muito o que fazer. É nisso que estamos depositando nossa esperança”.

Rodrigues aproveitou a ocasião para informar que a Embrapa se prepara agora para criar o Consórcio de Agroenergia. Segundo ele, a agroenergia é a alternativa energética que vai diminuir a dependência em relação ao petróleo. “A Embrapa é a alavanca do processo de desenvolvimento da agroenergia, novo paradigma da agricultura brasileira e mundial. Essa é a oportunidade de o Brasil – que tem experiência ímpar com fontes de energia originárias da biomassa, como o Pró-álcool, e bastante conhecimento acumulado – sair na frente, diminuindo o abismo entre os países”.

(28/04/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos