» PREFEITURA E UNIMED REINICIAM PROJETO NAS CRECHES PDF Imprimir E-mail



Na manhã de hoje, dia 19, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Unimed São Carlos, deu início à 9ª edição do Projeto “Unimed Criança Creche - Saúde para o Futuro”, que beneficiará aproximadamente três mil crianças e jovens de 23 creches municipais e filantrópicas. O evento aconteceu na Creche Therezinha Ríspoli Massei, no Jardim Gonzaga.

O superintendente da Unimed, Edson Carlos Martinelli, disse que o objetivo principal do Projeto é identificar nas crianças possíveis danos à saúde que passam despercebidos pelos pais, como problemas de audição, visão, sopros no coração, hérnias ou distúrbios de crescimento. “Outro objetivo é o tratamento preventivo, principalmente de verminoses. Para isso, as enfermeiras fornecem às mães orientações sobre higiene”, disse. Ele informou que o projeto também fornece atendimento de emergência nas creches, que têm uma ambulância à disposição para possíveis eventualidades. “Qualquer queda, fratura ou convulsão é rapidamente socorrida pelo pronto-socorro da Unimed”, concluiu.

Já Paulete Leandro, supervisora do Departamento de Medicina Preventiva da Unimed, explicou que a equipe médica que participa do projeto percorre as creches medindo e pesando as crianças. Em seguida, elas são consultadas por um médico pediatra, que solicita exames parasitológicos e, quando necessário, exames de sangue. “Os resultados são sempre emitidos em duas vias, sendo que uma via fica com a mãe da criança e outra em seu prontuário. Dependendo dos resultados, o médico encaminha o caso para um especialista”, completou.

Durante o evento, a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari, falou da importância das parcerias com a sociedade civil, que têm permitido aperfeiçoar o atendimento de crianças nas creches municipais e conveniadas com a Prefeitura. “Nesse ano, iniciamos o projeto no Jardim Gonzaga pelo fato de ser um bairro da periferia do município e que conseqüentemente tem crianças que necessitam mais de atendimento na unidade escolar do que em outros bairros”, afirmou.

A diretora da creche Therezinha Ríspoli Massei, Érika Cristina Huziwara, disse que o projeto é excelente, pois o atendimento é gratuito e de muita qualidade. “O tratamento é imprescindível na unidade devido à condição sócio-econômica das crianças. Além disso, tendo os resultados dos exames nas mãos podemos acompanhar de perto as melhoras da criança. É uma comodidade para as crianças e também para os seus pais, que não precisam ficar se deslocando para os postos de saúde na cidade. Todo o atendimento é realizado na creche”, disse.

Fernanda Aparecida de Melo Antônio, mãe do aluno Ruan, falou que o projeto é muito importante, pois a maioria das crianças permanece mais tempo na creche que em suas casas. “O atendimento é ótimo. Meu filho já foi consultado e já fez os exames que a médica pediu. Também fico mais tranqüila em saber que se acontecer qualquer coisa ele será atendido rapidamente”, disse. Atualmente, a Creche Therezinha Ríspoli Massei atende 88 crianças de zero a três anos de idade.

(19/04/05)


 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos