» PROFESSORES DA PREFEITURA PARTICIPAM DE ENCONTRO NA UFSCAR
» PROFESSORES DA PREFEITURA PARTICIPAM DE ENCONTRO NA UFSCAR PDF Imprimir E-mail



Desde terça, dia 29, doze educadores da rede municipal de ensino estão participando do Encontro Regional do International Council on Education for Teaching (Conselho Internacional de Educação para Professores), que é uma preparação na América Latina para a 50ª Assembléia Mundial do ICET – associação internacional que discute políticas educacionais -, que acontece na África do Sul em julho. O encontro, que tem como tema principal “Professores como agentes de mudança: líderes, aprendizes e profissionais”, está sendo realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e também terá atividades nesta quarta, dia 30.

Os professores de São Carlos acompanham as palestras e participam de grupos de debates, além de estarem apresentando projetos e resultados de pesquisas desenvolvidas nas unidades da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Participam também alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores da área educacional, professores de diferentes níveis e modalidades de ensino e outros agentes educacionais, além de representantes de agências educacionais e governamentais.

“A participação dos professores da rede municipal de ensino fundamental é importante e expressiva. Isso mostra que nossos educadores estão preocupados em desenvolver novos projetos, em trocar experiências com professores de outros locais e estarem sempre atualizados”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari.

O ICET, que organiza o debate, é uma associação internacional criada em 1953 que está presente em 80 países com o objetivo de promover educação por meio da elaboração e implementação de políticas. Também é responsável por assessorar várias organizações internacionais, entre elas, a ONU (Organização das Nações Unidas).

As discussões estão acontecendo em quatro grupos: “Professores como agentes de mudança: o papel das agências formadoras”, “A escola aberta para o mundo que a cerca: a universidade como mediadora”, “Limites e possibilidades da ação docente frente às mudanças: a voz dos professores” e “Políticas públicas, escola e docência: processos de definição, implementação e avaliação”.

A Professora Aline de Medeiros Rodrigues Reali, uma das coordenadoras do Encontro, explica que a partir desses debates será desenhado um perfil do educador que atua no Brasil. “Não teremos um retrato do professor da América Latina e do Caribe, mas poderemos mandar algumas imagens de como as questões relacionadas ao tema central são tratadas aqui”, disse.

(30/03/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos