» HOJE É O DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE
» HOJE É O DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE PDF Imprimir E-mail

Hoje, 24 de março, é Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose, doença descoberta pelo médico alemão Roberto Koch, que emprestou seu nome ao bacilo causador da infecção que afeta os pulmões, podendo também atingir outros órgãos do corpo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, existem atualmente 92.472 casos registrados da doença, com uma taxa de incidência de 48,4 por grupo de 100 mil habitantes.

A tuberculose é transmitida quando a pessoa contaminada fala, espirra ou tosse. Apesar de ser uma doença grave que pode até matar, ela tem cura. No entanto, o paciente não pode, em hipótese alguma, abandonar o tratamento, que tem duração de seis meses. “Quando isso acontece, a bactéria fica mais resistente à medicação, o que compromete o tratamento e dificulta a cura”, alerta o secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo.

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém um programa que atende atualmente 31 pacientes. “Toda pessoa que tiver tosse com secreção há mais de três semanas deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e fazer o teste. Se o resultado for positivo, o paciente será encaminhado ao Centro Municipal de Especialidades e inicia o tratamento com o médico especialista, no caso, o pneumologista”, explicou o secretário.

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, aproximadamente seis mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência da tuberculose. Nos últimos anos, a média de novos casos detectados foi de 85 mil. Por conta disso, o Programa Nacional de Controle de Tuberculose é uma das prioridades do Ministério da Saúde. Hoje, o programa conta com o maior investimento dos últimos dez anos e, até 2007, serão aplicados R$ 119,5 milhões.

(24/03/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos