» PREFEITURA DESENVOLVE PROGRAMA DE ATENDIMENTO A DIABÉTICOS E HIPERTENSOS PDF Imprimir E-mail



A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Prefeitura de São Carlos, localizada no bairro Azulville, desenvolve desde fevereiro um programa de atendimento para portadores de diabetes e hipertensão. O grupo, formado por 40 pacientes, pratica atividades físicas e recebe orientações nutricionais da equipe médica da UBS.

Elisa Marino, 86 anos, seguia corretamente as recomendações médicas para cuidar da Hipertensão e Diabetes, mas se queixava que ficava muito tempo sentada e sentia dores. Desde que passou a fazer parte do programa, ela já nota melhoras. “Até a dorzinha que eu sentia passou. Acho que precisava me mexer”, comenta dona Elisa.

A enfermeira Patrícia Karin Perez atua no programa e diz que além do tratamento médico, é preciso trabalhar o corpo desses pacientes. “Vimos a necessidade de reforçar a orientação nutricional e desenvolver atividades físicas leves, como alongamento, por exemplo. O resultado é muito bom”, diz. Lúcia Calegario, 68, e Eulina Maria de Oliveira dos Santos, 78, participam do programa e concordam com a enfermeira.

Depois dos exercícios realizados no pátio da UBS, o grupo segue até uma das salas da unidade e ouve as orientações alimentares da nutricionista Ana Cristina Camossa. “Nessa conversa alertamos para os cuidados alimentares que hipertensos e diabéticos precisam ter. Eles também recebem essas orientações por escrito, dessa forma, os pacientes e suas famílias podem seguir a dieta alimentar com mais tranqüilidade”, explica a nutricionista.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Henrique de Paulo, alerta para a importância de programas como esse. “Diabetes e hipertensão são patologias crônicas que acompanham a pessoa a vida inteira. O controle é possível quando unimos três aspectos: atividade física, dieta e medicação”, afirmou.

(21/03/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos