» PARCERIA ESTUDA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS TECNOLÓGICOS EM SÃO CARLOS
» PARCERIA ESTUDA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS TECNOLÓGICOS EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail


A Prefeitura, o CEFET-SP (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo) e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) estarão montando um grupo de trabalho para a implantação de uma Unidade Descentralizada do CEFET-SP no município, que deverá oferecer o Curso Superior Tecnológico em Aeronáutica.

É mais uma iniciativa do prefeito Newton Lima em criar possibilidades de formação de mão-de-obra especializada para atender a demanda do pólo aeronáutico cada vez mais consolidado em São Carlos e região.

Na sexta, dia 11, o prefeito se reuniu com o Diretor Geral do CEFET-SP, Garabed Kenchian, e com o reitor da UFSCar, Oswaldo Baptista Duarte Filho, para traçar a linha de estudos do grupo. Uma das possibilidades será usar a infra-estrutura da UFSCar para a formação dos alunos. A princípio, o curso deverá oferecer 40 vagas, com duração de três anos e aulas no período noturno.

De acordo com o diretor do CEFET-SP, a criação de uma Unidade Descentralizada da instituição em São Carlos, com o apoio da Prefeitura e da UFSCar, vai possibilitar ainda a criação do Curso Tecnológico em Informática, também com duração de três anos.

Newton Lima afirmou que os resultados dessa parceria vão preencher uma lacuna na educação tecnológica no município. “São Carlos tem uma vocação muito forte para o setor aeronáutico e para a informática, por isso temos que buscar parceiros para que possamos oferecer cursos de formação profissional de qualidade e gratuito aos nossos jovens e adultos”, disse o prefeito.

São Carlos, que no próximo mês deverá contar com o Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves que será oferecido pelo Senai, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, também conta com o curso de Engenharia de Aeronáutica que é oferecido pela USP.

CEFET-SP
O Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, que há 96 anos oferece cursos de educação tecnológica, possui unidades em São Paulo, Sertãozinho e Cubatão. Tem atuação prioritária na Educação Tecnológica nos diversos níveis, bem como a oferta de ensino médio e pesquisa tecnológica.

Atualmente, com cerca de seis mil alunos matriculados em cursos de longa duração, o CEFET-SP atua nos seguintes níveis e modalidades: Cursos Tecnológicos (nível superior), Formação de Professores (nível superior), Cursos Técnicos, Qualificação Profissional Básica e Ensino Médio.

A implantação de uma Unidade Descentralizada do CEFET-SP em São Carlos vai ajudar na formação profissional avançada de alunos oriundos do Ensino Médio que terão mais uma opção além das universidades.

(14/03/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos