» NAI DESPERTA INTERESSE DE OUTROS MUNICÍPIOS
» NAI DESPERTA INTERESSE DE OUTROS MUNICÍPIOS PDF Imprimir E-mail


Na quinta, dia 10, alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana, estiveram em São Carlos visitando o NAI - Núcleo de Atendimento Integrado -, projeto para ressocialização de crianças e adolescentes acusados de atos infracionais mantido pela Prefeitura e por órgãos ligados à área. O orientador pedagógico do colégio, Romildo Penha Pereira, explicou que a visita faz parte das atividades extracurriculares com base na Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Solidariedade e Paz”.

“Os alunos das 7a e 8a séries vieram conhecer de perto como é feito o atendimento aos jovens aqui no NAI. Eles vão refletir sobre o assunto e farão redações sob a ótica dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Aqui tiveram a oportunidade de descobrir que a prevenção é saudável e eficaz”, explicou o orientador.

O grupo foi recebido pelo secretário municipal da Infância e da Juventude de São Carlos, Padre Agnaldo Soares de Lima, que relatou a rotina dos adolescentes atendidos no NAI e um pouco da história de cada um deles. “Aqui, os jovens são tratados como adolescentes que cometeram erros e não como infratores. Eles contam com todo o apoio necessário para que reconheçam o erro e possam voltar à sociedade com dignidade”, explicou o secretário municipal.

Os alunos conheceram todos os departamentos, conversaram com funcionários e com os jovens atendidos. Uma das coisas que mais chamaram a atenção foram as atividades desenvolvidas, entre elas, a oficina de artesanato. “Nem dá para comparar isso aqui com a Febem. Lá os jovens vivem trancados o dia todo, não fazem nada, só aprendem coisas ruins. Enquanto aqui, eles têm mais liberdade, são tratados com carinho pelos funcionários, aprendem coisas novas como artesanato”, observou Carla Salles Chanauton, 12 anos.

“A gente sai daqui com uma ótima impressão de tudo. Mas o que mais chamou a nossa atenção foi perceber a afetividade entre os funcionários e os menores. Aqui há respeito entre eles, dá para ver o carinho. Tem boa comida, tem cursos”, diz Gabriela Conte, 13, que irá fazer um trabalho sobre a visita com a colega Mariana Basso, 14.

O Núcleo de Atendimento Integrado é uma parceria entre a Prefeitura de São Carlos, Polícia Militar, Vara da Infância e Juventude e Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor), entre outros órgãos. É um modelo de ressocialização de crianças e adolescentes acusados de atos infracionais. Freqüentemente vem sido citado como exemplo em contraponto ao modelo tradicional, colocado em prática em unidades da Febem. Representantes de vários municípios já estiveram em São Carlos para conhecer o NAI. Em breve, o modelo será instalado em cidades como Americana e Piracicaba.

(11/03/05)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos