» PREFEITURA APÓIA TROTE SOLIDÁRIO DA USP PDF Imprimir E-mail


Calouros do curso de engenharia civil da USP São Carlos participaram na terça, dia 1º, de um Trote Solidário na Área de Proteção Permanente da Horta Municipal. Os novos alunos plantaram 300 mudas de árvores nativas margeando o córrego do Monjolinho.

“A diretoria do CAASO e o Centro Acadêmico da Engenharia Civil, nos colocaram em contato com a Edna Kunieda, chefe da Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. A equipe da secretaria nos deu todo o apoio para fazer esse trote diferente e, pode acreditar, muito divertido e educativo também”, disse o veterano Ricardo Flávio, aluno do quarto ano de engenharia civil que acompanhou os bixos.

Antes do plantio os calouros conheceram o trabalho realizado na Horta e ouviram uma explicação do diretor de Política Ambiental, Paulo Mancini, sobre a importância de reflorestar as matas ciliares de córregos e rios. “A recomposição vegetal das áreas de mananciais é de suma importância para garantir a boa qualidade e volume de água. E este córrego onde fizemos o plantio, pertence à bacia de captação de águas superficiais que abastece 15% da cidade de São Carlos”, destacou Mancini.

O calouro Sérgio Simão achou a experiência muito interessante. “É melhor que trote violento, que não leva a nada. Aqui estamos contribuindo para o bem estar da natureza de São Carlos”, disse. Déia Carolina, que veio de Sorocaba para estudar na USP de São Carlos também aprovou o trote. “Estou achando muito bacana, nunca tinha plantado uma árvore antes. Gostei desse trote ecológico”, disse.

O Trote Solidário dos calouros de engenharia da USP teve total apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e do Horto Municipal, que fez a doação das mudas; da Secretaria Municipal de Agricultura, que preparou a área para o plantio; da Apasc, que cedeu a broca para fazer as covas; do Grupo de plantio Penélope Superciliares e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, que coordenou a atividade. “Ficamos muito felizes em poder colaborar com iniciativas como essa dos veteranos e calouros do curso de engenharia civil“, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, José Benedito Sacomano.

O trote continua na sexta, dia 4, a partir das 9h00, no galpão de triagem da PROHAB, com a participação dos calouros de Engenharia Ambiental da USP no Programa Municipal de Coleta Seletiva. Orientados pelos catadores da cooperativa Cooletiva, os alunos vão ajudar a separar os resíduos sólidos (plástico, metal, papel e vidro) para revenda.

(03/03/05)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos