SERVIDORES PARTICIPAM DO CURSO DE GESTÃO DA ESTRATÉGIA NA FESC PDF Imprimir E-mail
De 15 a 18 de setembro, servidores de áreas do Governo Municipal, Estadual e Federal participaram do curso de Gestão da Estratégia, realizado pela Escola Nacional da Administração Pública (ENAP). O curso é uma parceria da Escola Municipal de Governo - Fundação Educacional São Carlos (FESC) com a ENAP.
 
Com carga horária de 28 horas e utilizando abordagem BSC (Balanced Scorecard), a metodologia aplicada foi a de exposição dialogada, filmes, debates, simulações, exercícios em grupo e estudo de caso.
 
A facilitadora do curso e servidora da Advocacia Geral da União de Goiânia, Grasielle de Oliveira Abrantes, destacou que o curso tem o objetivo de fazer com que o participante entenda a importância do planejamento estratégico, seu histórico, os conceitos envolvidos e a partir dessas informações, consiga aplicar em seu ambiente de trabalho. “Os participantes foram divididos em grupos, no qual cada um criou uma organização fictícia, contento missão, visão e valores, e para criar objetivos estratégicos, eles fizeram uma análise do cenário externo e interno da instituição, considerando alguns fatores como a globalização, a recessão, entre outros”, disse. 
 
Segundo o participante e chefe administrativo na Embrapa Pecuária Sudeste, Marco Aurélio Bergamaschi, o curso abordou metodologia que possibilita um planejamento efetivo na organização e os novos conhecimentos irão agregar. “É enorme a necessidade de gerenciar e planejar nossas atividades, e as ferramentas atuais de gestão são fundamentais para que ocorra um planejamento adequado e consistente para obtermos o resultado esperado”, destacou. 
 
Ao todo, 27 alunos de diversas áreas do Governo Municipal, Estadual e Federal participaram do curso, sendo eles da Embrapa Pecuária Sudeste, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Instituto Federal de São Paulo (Ifsp), da Usp, da Fesc e da Prefeitura Municipal de São Carlos. Todos os participantes receberão certificado de conclusão, oferecido pela própria ENAP.
 
(18/09/2014)