USINA DA PROHAB GANHA DESTAQUE EM PUBLICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE PDF Imprimir E-mail
O ministério do Meio Ambiente lançou na última terça-feira (5), data dedicada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, as experiências vencedoras do prêmio “Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana”.

A Usina de Reciclagem de Resíduos da Prohab ganhou destaque em três páginas da publicação. O projeto adotado pela empresa de economia mista da Prefeitura de São Carlos foi selecionado como prática exitosa em políticas públicas de 30 municípios brasileiros. A seleção aconteceu em março desse ano, durante o “I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria”, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Sebrae e Governo Federal.

No total, foram inscritas 40 práticas. As experiências selecionadas fazem parte de uma publicação preparada pelo Instituto Pólis.

As páginas destacam que os resíduos da construção civil se transformam em blocos e bloquetes, mesas e bancos e materiais utilizados na construção de casas e praças. Os reeducandos da Penitenciária de Itirapina são os responsáveis pela produção da usina. Experiências apontam que São Carlos gera de 300 a 500 toneladas por dia de resíduos e reaproveita 120 toneladas/dia desse material.

Além do Centro de Educação Ambiental, construído para atender à população, alunos e pesquisadores para tratar de assuntos ambientais, o livro mostra a atuação dos cinco Ecopontos que recolhem resíduos de construção e reformas produzidos pela população. “Essa publicação traduz as políticas públicas adotadas pelo prefeito Oswaldo Barba para a gestão de resíduos, além de um trabalho social desenvolvido pela Prohab na reintegração dos presos ao convívio com a sociedade”, afirma o diretor presidente da Prohab, Marcos Martinelli.

(06/06/2012)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos