BARBA COMEMORA DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E RESSALTA AÇÕES DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
O prefeito Oswaldo Barba esteve nesta terça-feira (5), no Palácio do Planalto, onde participou da cerimônia em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. A cerimônia contou com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e de diversas outras autoridades. O deputado Newton Lima também prestigiou o evento.

O prefeito Oswaldo Barba, que estava em Brasília nesta terça-feira para resolver outros assuntos, fez questão de participar da cerimônia. “Para nós de São Carlos, meio ambiente e sustentabilidade são eixos que priorizamos no governo”, declarou.

“O anúncio da ministra do Meio Ambiente mostrou que o Brasil registrou a menor taxa da história de desmatamento da Amazônia. Essa notícia deve ser comemorada por todos os brasileiros”, disse o prefeito Oswaldo Barba.
O prefeito Barba lembra também que São Carlos tem muito a comemorar neste Dia Mundial do Meio Ambiente. “São várias ações e programas que implantamos em prol do meio ambiente”, recorda o prefeito.

“Em três anos plantamos 340 mil árvores, criamos o Disque Árvore, ampliamos o IPTU Verde que já beneficia 5 mil pessoas e mantemos o Horto Municipal com 50 mil mudas de espécies nativas, entre outros programas”, ressaltou o prefeito.

Barba chamou a atenção também para a entrega das obras complementares da Estação de Tratamento de Esgoto que será feita nesta quarta-feira (6). “Colocamos em funcionamento a ETE e já tratamos 85% do esgoto da cidade. Com as obras complementares passaremos, em breve, a tratar 100% do esgoto”, explicou. Para o prefeito, São Carlos está no caminho certo para criar ações que protejam, cada vez mais, o meio ambiente.

“No entanto, estamos trabalhando para melhorar ainda mais”, disse o prefeito, referindo-se a Parceria Público-Privada (PPP) feita pela Prefeitura para executar obras de infraestrutura do novo aterro, recolher e fazer o depósito correto do lixo, respeitando todas as leis ambientais.

Outro destaque de São Carlos é a política de aproveitamento dos resíduos da construção civil. A cidade já recebeu prêmios pelo trabalho da Fábrica de Artefatos e pela Usina de Reciclagem, que reaproveitam os entulhos e o transformam em matéria-prima para o setor da construção civil.

Sugestão – São Carlos irá participar, ainda no mês de junho, do Congresso Mundial do ECLEI (International Council of Local Environmental Iniciatives), “Governos Locais pela Sustentabilidade”, que reunirá cerca de 1.200 municípios em Belo Horizonte e da Rio +20.

“Nós queremos contribuir com estes eventos e para isso abrimos uma consulta pública para que todo o cidadão possa contribuir com sugestões e propostas para a sustentabilidade do planeta”, destaca. A consulta pública “Sanca Rio +20” pode ser acessada no site da Prefeitura.

Para o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de São Carlos, Paulo Mancini, só há uma maneira do planeta conseguir se aproximar da sustentabilidade. “A sustentabilidade do planeta só irá se efetivar a partir da sustentabilidade local, por isso os municípios têm papel fundamental nesta ação. Em São Carlos, por determinação do prefeito Oswaldo Barba, estamos fazendo a nossa parte”, destacou Mancini.

(05/06/2012)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos